Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dor e dormência na mão na gravidez

BabyCenter Brasil - 07 de fevereiro de 2016 - 09:00

Por que meus dedos estão formigando e doendo?
A sensação de dor e dormência na mão provavelmente é causada pela chamada síndrome do túnel do carpo. Embora o problema seja mais frequentemente associado a pessoas cujo trabalho envolve movimentos repetitivos, ele também é bastante comum entre as gestantes.

Os sintomas podem incluir dormência nas mãos, formigamento, queimação ou dor nos dedos, mãos, punho, braço e até no ombro.

Trata-se de um problema nos nervos, e não de circulação, como pode parecer.

O "carpo" é a estrutura óssea do punho, entre o antebraço e a mão. O túnel do carpo é um canal que tem três lados formados por osso e um por um ligamento. Por dentro desse canal, passa um nervo importante, o nervo mediano. O inchaço e a retenção de líquidos que são comuns na gravidez podem fazer com que aumente a pressão dentro desse espaço estreito e pouco flexível, no túnel, comprimindo o nervo mediano.

O nervo mediano é o responsável pelo tato no polegar, no indicador, no dedo médio e em metade do anular, e também comanda o movimento de um músculo na base do polegar. A pressão sobre esse nervo é a causa dos sintomas da chamada síndrome do túnel do carpo.

Felizmente, nem todas as mulheres grávidas são afetadas pela síndrome, e ela costuma ser temporária. Em alguns casos, porém, a intensidade da condição pode ser maior, e ela persiste por vários meses.

Embora possa ser considerada um sintoma "normal" da gravidez, a dor nas mãos incomoda demais e pode atrapalhar seu sono e seu dia-a-dia.

Quando a síndrome do túnel do carpo aparece?
A dor e a dormência nas mãos podem surgir a qualquer momento da gravidez, mas normalmente se apresentam no começo do quinto ou do sexto mês, junto com o leve inchaço dos tornozelos e dos pés.

O que posso fazer para aliviar a dor?
Os sintomas podem se agravar à noite. Sempre que sentir as fisgadas, mude de posição na cama -- só isso já alivia boa parte do incômodo. Tente não dormir em cima das mãos. Outro truque, que funciona para algumas pessoas, é sacudir as mãos até que a dor e a dormência diminuam. Há mulheres que dizem ter alívio colocando as mãos para o alto.

Flexionar os dedos e as mãos várias vezes durante o dia também é positivo. Se estiver com muita dor, evite movimentos repetitivos como digitar e fazer trabalhos manuais, que podem agravar os sintomas. Manter as mãos elevadas quando sentada, por exemplo sobre o encosto do sofá, enquanto você assiste à TV, também pode ajudar.

Caso trabalhe com computadores, ajuste a altura de sua cadeira para que os punhos não fiquem flexionados para baixo quando você digita. Teclados ergonômicos também podem ajudar. Lembre-se de fazer pausas para esticar as mãos e os dedos. Se a dor estiver interferindo nas suas atividades, converse com o médico. Você pode mudar de função ou até entrar em licença.

Controle a quantidade de sal na sua alimentação, para tentar diminuir o inchaço. Beber bastante líquido também ajuda a evitar o inchaço e, consequentemente, a dor.

Você pode experimentar fazer compressas de gelo ou mergulhar a mão na água gelada para ver se a situação melhora, durante uma crise. Procure manter os pulsos bem retos na hora da dor (uma tala de imobilização temporária pode ajudar, especialmente durante a noite).

Em que situação preciso falar com o médico?
Converse com o médico se a dor e o formigamento estiverem interferindo no seu sono e na sua rotina. Não tome nenhum analgésico sem a autorização do seu obstetra.

O uso de talas removíveis para imobilizar o pulso durante a noite ou nos períodos de repouso também pode ser benéfico.

Quando a dor vai embora? Vou conseguir cuidar do bebê?
Os sintomas da síndrome do túnel do carpo normalmente desaparecem um pouco depois que o bebê nasce, junto com o inchaço. O sumiço da dor, no entanto, não é imediato -- você ainda ficará inchada por alguns dias após o parto.

Se na gravidez você está com dificuldade de segurar objetos e realizar tarefas domésticas, talvez continue tendo problemas nos primeiros dez dias após o parto, mas depois disso a dor deve ir embora.

Mas não deixe de conversar com o médico, porque depois que o bebê nascer você poderá tomar remédios para a dor que não podia tomar enquanto estava grávida, e terá algum alívio.

Caso a dor persista por muito tempo após o parto, você pode precisar de um tratamento especial para aliviar a pressão sobre o nervo mediano, primeiro com remédios anti-inflamatórios, depois com injeções de cortisona ou, nos casos muito graves, até uma cirurgia simples, tudo dependendo da recomendação médica.

O procedimento é feito através de uma pequena incisão na palma da mão, para que o médico possa fazer um corte no ligamento carpal transverso, uma das paredes do túnel do carpo, liberando assim o nervo. Com a incisão, o nervo mediano volta a funcionar normalmente.

SIGA-NOS NO Google News