Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dor crônica atinge 30% dos brasileiros, diz médico

Lucas Parente/ABr - 25 de junho de 2005 - 09:41

A dor crônica atinge cerca de 30% da população brasileira. A afirmação é do coordenador da área de tratamento da dor do Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia (INTO), médico Márcio Rondinelli. "A dor crônica é um sintoma que se mantém a partir de seis meses. Um paciente que apresenta qualquer tipo de problema como uma queda, uma cirurgia ou uma dor sem causa aparente isso é classificado pela Organização Nacional de Saúde (ONS) como dor crônica", afirmou.

O tratamento requer médicos especializados. São necessários preparo especial, conhecimentos no uso de medicações e procedimentos. "É usado tratamento com acupuntura e psicologia. Às vezes, o paciente está passando por algum momento de tensão que dificulta a recuperação", informou.

Ainda de acordo com Rondinelli, o problema nem sempre tem cura. "Não podemos dizer que quem tem dor crônica irá se livrar definitivamente dela. O nosso objetivo é proporcionar alívio, uma melhora, a reabilitação. É fazer com que a pessoa volte a ter uma vida ativa, uma vida profissional".

Cerca de 200 médicos e residentes vão debater as melhores formas de combater a dor crônica na III Jornada de Tratamento da Dor do Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia, no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de julho.

SIGA-NOS NO Google News