Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Domingo: o Dia Mundial de Combate à Hanseníase

Agência do Rádio - 25 de janeiro de 2008 - 08:16

Neste domingo, dia 27 de janeiro, vai ser lembrado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. A data é uma boa oportunidade para a população se informar melhor sobre a doença. Tão grave quanto a própria hanseníase é o preconceito que cerca os portadores da enfermidade, que antigamente era conhecida como lepra. Como muitos portadores do bacilo de Hansen perdem a sensibilidade nas mãos, nos pés e nos olhos, esses pacientes acabam se acidentando e se ferindo. Essas feridas, que para muitos são características da hanseníase, na verdade são conseqüência da perda de sensibilidade dos pacientes. A fisioterapeuta Cláudia Maria Escarabel explica melhor.


" A gente que tem sensibilidade normal, se a gente encosta em um lugar quente, a gente retira a mão. Um paciente que não tem sensibilidade, que perdeu isso, ele encosta e fica, e vai machucando. O que acontece com o sapato da gente: quando a gente calça um calçado que está apertado, a tendência é a gente calçar uma meia, colocar uma proteção ali ou tirar esse sapato. O paciente de hanseníase que tem perda da sensibilidade, se ele calçar um sapato que está apertado, ele vai continuar, ele vai andar o dia todo com aquele sapato e não vai sentir. Então vai causar um calo, um ferida, que vai levar a uma úlcera, de difícil cicatrização depois."

Antigamente, quando não havia tratamento para a hanseníase, as pessoas ficavam com alguma deformidade, incapacitadas para o trabalho e para a vida social. Hoje existem remédios que curam a doença em pouco tempo, além de trabalhos de fisioterapia para recuperar os movimentos prejudicados de braços e pernas.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News