Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

25/01/2008 08:16

Domingo: o Dia Mundial de Combate à Hanseníase

Agência do Rádio

Neste domingo, dia 27 de janeiro, vai ser lembrado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. A data é uma boa oportunidade para a população se informar melhor sobre a doença. Tão grave quanto a própria hanseníase é o preconceito que cerca os portadores da enfermidade, que antigamente era conhecida como lepra. Como muitos portadores do bacilo de Hansen perdem a sensibilidade nas mãos, nos pés e nos olhos, esses pacientes acabam se acidentando e se ferindo. Essas feridas, que para muitos são características da hanseníase, na verdade são conseqüência da perda de sensibilidade dos pacientes. A fisioterapeuta Cláudia Maria Escarabel explica melhor.


" A gente que tem sensibilidade normal, se a gente encosta em um lugar quente, a gente retira a mão. Um paciente que não tem sensibilidade, que perdeu isso, ele encosta e fica, e vai machucando. O que acontece com o sapato da gente: quando a gente calça um calçado que está apertado, a tendência é a gente calçar uma meia, colocar uma proteção ali ou tirar esse sapato. O paciente de hanseníase que tem perda da sensibilidade, se ele calçar um sapato que está apertado, ele vai continuar, ele vai andar o dia todo com aquele sapato e não vai sentir. Então vai causar um calo, um ferida, que vai levar a uma úlcera, de difícil cicatrização depois."

Antigamente, quando não havia tratamento para a hanseníase, as pessoas ficavam com alguma deformidade, incapacitadas para o trabalho e para a vida social. Hoje existem remédios que curam a doença em pouco tempo, além de trabalhos de fisioterapia para recuperar os movimentos prejudicados de braços e pernas.

De Brasília, Marcelo Brito

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)