Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/01/2008 08:16

Domingo: o Dia Mundial de Combate à Hanseníase

Agência do Rádio

Neste domingo, dia 27 de janeiro, vai ser lembrado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. A data é uma boa oportunidade para a população se informar melhor sobre a doença. Tão grave quanto a própria hanseníase é o preconceito que cerca os portadores da enfermidade, que antigamente era conhecida como lepra. Como muitos portadores do bacilo de Hansen perdem a sensibilidade nas mãos, nos pés e nos olhos, esses pacientes acabam se acidentando e se ferindo. Essas feridas, que para muitos são características da hanseníase, na verdade são conseqüência da perda de sensibilidade dos pacientes. A fisioterapeuta Cláudia Maria Escarabel explica melhor.


" A gente que tem sensibilidade normal, se a gente encosta em um lugar quente, a gente retira a mão. Um paciente que não tem sensibilidade, que perdeu isso, ele encosta e fica, e vai machucando. O que acontece com o sapato da gente: quando a gente calça um calçado que está apertado, a tendência é a gente calçar uma meia, colocar uma proteção ali ou tirar esse sapato. O paciente de hanseníase que tem perda da sensibilidade, se ele calçar um sapato que está apertado, ele vai continuar, ele vai andar o dia todo com aquele sapato e não vai sentir. Então vai causar um calo, um ferida, que vai levar a uma úlcera, de difícil cicatrização depois."

Antigamente, quando não havia tratamento para a hanseníase, as pessoas ficavam com alguma deformidade, incapacitadas para o trabalho e para a vida social. Hoje existem remédios que curam a doença em pouco tempo, além de trabalhos de fisioterapia para recuperar os movimentos prejudicados de braços e pernas.

De Brasília, Marcelo Brito

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)