Cassilândia, Terça-feira, 30 de Maio de 2017

Últimas Notícias

14/01/2016 07:07

Domicílio fiscal e tributos de Jupiá e Ilha Solteira ficam com MS

Mariana Rodrigues e Renata Volpe Haddad, Campo Grande News
Casa de máquinas da Usina de Jupiá, localizada em Três Lagoas. (Foto: Vanessa Tamires)Casa de máquinas da Usina de Jupiá, localizada em Três Lagoas. (Foto: Vanessa Tamires)

Após o impasse sobre quais Estados ficariam com os tributos das Usinas Hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, a assessoria da CTG (China Three Gorges), afirmou ontem (13) ao Campo Grande News que o domicílio fiscal das hidrelétricas ficará em Mato Grosso do Sul. Essa decisão segue a definição do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e foi confirmada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Ainda conforme a definição do IBGE, consta que as casas de máquinas das unidades estão em solo sul-mato-grossense. Com isso, Mato Grosso do Sul garante o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das operações e aos municípios os royalties pelos empreendimentos, sendo importante para a economia.

De acordo com o assessor jurídico Clayton Mendes, do município de Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, representantes da CTG devem vir à Mato Grosso do Sul para falar com os prefeitos de Selvíria e Três Lagoas, o objetivo é fazer a abertura da inscrição municipal. A informação é extraoficial e nenhuma data sobre a visita foi divulgada até o momento.

"Caso eles não nos procurem, vamos fazer uma notificação extrajudicial para que cumpram o que foi determinado", garante Clayton, que diz ainda que fará uma notificação extrajudicial para que a CTG cumpra o que foi determinado. "O prazo para essa notificação é até o dia 30 de junho".

Impasse - As Usinas Hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá tiveram seus domicílios fiscais alterados no dia 18 de agosto do ano passado, quando o Ministério de Minas e Energia publicou a portaria nº 384 no Diário Oficial na qual reconheceu que os dois empreendimentos estão no Estado de Mato Grosso do Sul, porém, os municípios paulistas de Castilho e Ilha Solteira questionaram a publicação.

Na época, os municípios de Selvíria e Três Lagoas, alegavam que as casas de máquinas das unidades estavam em solo sul-mato-grossense, o que, consequentemente definiria a questão do domicílio fiscal das usinas, garantindo ao Estado o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das operações e aos municípios os royalties pelos empreendimentos, sendo importante para a economia.

Além disso, Três Lagoas poderia ser beneficiada com acréscimo da receita no ISSQN (Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza). Estima-se que a arrecadação teria acréscimo de R$ 15 milhões a R$ 18 milhões por ano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 30 de Maio de 2017
Segunda, 29 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)