Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/05/2005 16:32

Dólar baixo e seca afetam exportação de carne, alega CNA

Yara Aquino/ABr

A falta de chuvas e a queda do dólar estão prejudicando a produção agropecuária, afirma o chefe do departamento econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Getúlio Pernambuco. "Os produtores nesse ano estão recebendo cerca de 27 bilhões de reais a menos do que no ano passado. Um faturamento bruto que em 2004 foi de R$ 124 bilhões de reais para esse ano de 2005 está estimado em R$ 97 bilhões", afirma.

Ele explica que os preços de comercialização estão baixos devido à oferta mundial de produtos como soja e arroz, por exemplo. Outro fator é a valorização cambial no Brasil. Com o aumento do valor do real em relação ao dólar a formação de preços no mercado interno fica menor já que o preço dos produtos que são exportados pelo Brasil é formado no mercado internacional. "Como o câmbio está muito defasado isso reduz os preços recebidos pelos produtores rurais no Brasil".

Segundo Getúlio, para amenizar os impactos é preciso que haja ações do governo no sentido de prorrogar os financiamentos de custeio da safra e também os programas de investimentos. Nos últimos quatro anos os produtores rurais investiram na aquisição de maquinários agrícolas para aumentar a área plantada e a produção. É necessário também uma intervenção da política governamental na comercialização para sustentar os preços de produtos que o mercado não está absorvendo. "Para que haja efetividade do Plano de Safra para o próximo ano é necessário que os produtores façam essa travessia de ter uma boa comercialização da safra e terem condições de que os financiamentos rurais sejam prorrogados".

Na quinta (12), o presidente da Confederação CNA, Antonio Ernesto de Salvo, e o presidente da Comissão Nacional de Crédito da CNA, Carlos Sperotto, reuniram-se com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para levar ao governo reivindicação para a área. "A expectativa é de que haja uma sensibilidade por parte do governo de atender as reivindicações dos produtores rurais na prorrogação dos financiamentos e também da política de garantia de preços mínimos no sentido de que haja uma comercialização dos produtos agrícolas que não traga prejuízo aos produtores rurais", afirma Getúlio Pernambuco.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, o ministro Roberto Rodrigues deve se encontrar na sexta (13) com o presidente Lula para discutir os números da safra e a situação financeira dos agricultores.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)