Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dois projetos de MS são escolhidos no prêmio Caixa

Assessoria - 22 de agosto de 2003 - 14:20

De 18 a 20 de agosto, foi realizada, em Brasília, a avaliação nacional do Programa Caixa Melhores Práticas em Gestão Local - Edição 2003/2004. Pela qualidade das cem práticas avaliadas e a extrema importância institucional e social dessas experiências para a CAIXA, o Comitê Interno de Avaliação Nacional selecionou 24 projetos (ao invés dos 20 previstos) que serão submetidos ao Júri Externo. Participaram 100 práticas selecionadas pelos comitês de avaliação regional, no período de 28 de julho a 1º de agosto, entre o total de 259 inscritas.

NOME UF PRÁTICA
APAEBVALENTE BA Desenvolvimento Sustentável da Região Sisaleira
CIDADE FLOR BA Economia Solidária para a População de Baixa Renda em Maracas
PINTADAS VIVA BA Projeto Saneamento, Educação Ambiental e Cidadania
RUMO FORTE BA Projeto Rumo Forte - Educando através do esporte
PINGO D'ÁGUA CE Oásis no Semi-árido
TERRA NOVA CE Desenvolvimento Social e Econômico do Bairro Dom Expedito
100% DIMENSÃO DF Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduos Sólidos com Geração de Renda, Mobilização Comunitária, Inclusão Social e Educação Ambiental
PRO VENDA NOVA ES Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida de Nova de Imigrante
ETE GOIANIA GO Abcs Escolinha do Saneamento
FORA DE RISCO GO Programa de Erradicação das Situações de Risco
PROJETO CAJURU MG Projeto Social Habitacional
RECI-CONSTRUIR MG Programa de Coleta Seletiva para Reciclagem e Construção
VIVER MELHOR MG Projeto Integrado do Aglomerado Bethânia
BURITI LAGOA MS Urbanização Integrada - Oportunizando a População do HBB Buriti - Lagoa de Ver e Ser Vista
TIJOLO A TIJOLO MS Habitação para baixa renda em Mato Grosso do Sul
NOSSA CASA PR Gestão Habitacional em Arapongas
CEIVAP RJ Gestão Integrada de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul
HABITA RURAL RS Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social - PSH
MARIANINHA RS Habitação - Uma Experiência em Cooperativa
CASA FACIL SC Casa Fácil Mão-de-obra do Apenado
CIRSURES SC Gestão Integrada e Participativa de Resíduos Sólidos
PROJETO COLIBRI SC Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
LIXOECIDADANIA SP Programa Sócio-Ambiental para a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos em São Bernardo do Campo
SINERGIA TO Energia e Sinergia do Desenvolvimento

Em outubro próximo, na cidade do Rio de Janeiro, na semana de comemoração do dia mundial do habitat, serão premiados as 10 melhores práticas, no âmbito da terceira edição do prêmio, com o propósito de que as boas e melhores práticas em gestão local possam ser replicadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos.

Experiências anteriores
A boa repercussão das duas premiações anteriores continua rendendo frutos para as práticas premiadas. Um exemplo disso é o caso da VILA BAIRRO - Teresina - PI - Habitação, infraestrutura e erradicação da pobreza em vilas e favelas -, premiada na primeira edição do Prêmio CAIXA Melhores Práticas, ciclo 1999/2000 e que, após o prêmio concedido pela CAIXA, recebeu vários novos investimentos, inclusive internacionais.

Em 2002, o Brasil classificou 17 práticas no Best Practice and Local Leadership Programme - BPM, das quais oito foram inscritas pela CAIXA. Uma delas, a Sacadura - Urbanização de Favelas em Santo André/SP foi classificada entre as dez melhores do Mundo, fazendo jus ao Prêmio Global de Excelência, oferecido pela Municipalidade de Dubai, Emirados Árabes. Essa prática tem sido discutida em vários simpósios internacionais e já é referência entre os gestores sociais no Brasil.

Premiação
As práticas a serem premiadas nesta edição receberão o Troféu e Certificado do Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local e serão contempladas com recursos no valor de até R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) a ser aplicado na execução de um trabalho técnico "estudo de caso" ou na melhoria da prática premiada.

A CAIXA garantirá também às 10 selecionadas, a inscrição no Concurso Internacional de Dubai, em 2004, com a produção da documentação e material de divulgação, necessários à participação da Prática, conforme a orientação do HABITAT - Nações Unidas e especificação do concurso, na versão em inglês. Este prêmio internacional prevê a distribuição de US$ 300.000 (trezentos mil dólares) para as dez Melhores Práticas do Mundo, classificadas segundo os critérios estabelecidos pelo HABITAT - Nações Unidas

SIGA-NOS NO Google News