Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/08/2004 07:45

Doenças podem ter conseqüências graves

O sarampo e a poliomielite são consideradas duas das doenças mais graves na infância. Seus sintomas iniciais são parecidos. As pessoas infectadas pelos vírus causadores dessas doenças sentem, em sua maioria, febre alta, fadiga e dores de cabeça. No caso do sarampo, os pacientes têm ainda tosse intensa, coriza, conjuntivite e pele com placas ásperas avermelhadas.

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa provocada pelo poliovírus. É mais comum em crianças, mas também pode atacar adultos. A transmissão do vírus selvagem, causador da doença, acontece pela ingestão de água contaminada, normalmente em locais de condições sanitárias e de higiene precárias. A multiplicação ocorre no organismo da criança ou adulto que teve contato com essas fezes.

Já o sarampo é causado pelo vírus conhecido como morbillivírus. Sua transmissão se dá por meio de gotículas de secreção respiratória e até mesmo o ar com o vírus ainda vivo pode disseminar a doença. Com um simples exame interno da bochecha é possível identificar pontos branco-amarelados que são característicos do sarampo. O diagnóstico sempre deve ser considerado por um exame de sangue.

O tratamento do sarampo é voltado, na maioria das vezes, para a diminuição dos sintomas e para a prevenção das complicações. O sarampo é considerado a mais severa das chamadas doenças comuns da infância: complicações graves e morte ocorrem em até três em cada mil casos.

“Em determinadas crianças, é uma doença muito séria, que pode levar a uma desnutrição grave”, ressalta Jarbas Barbosa. “Por isso, quando se fala em prevenção, não se pode pensar no atual controle da doença, mas em como estaria a situação se o ministério não estivesse vacinando. Existem países, inclusive alguns desenvolvidos como o Japão, que tem até 100 mil casos de sarampo por ano”, conclui.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)