Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Doenças podem ter conseqüências graves

13 de agosto de 2004 - 07:45

O sarampo e a poliomielite são consideradas duas das doenças mais graves na infância. Seus sintomas iniciais são parecidos. As pessoas infectadas pelos vírus causadores dessas doenças sentem, em sua maioria, febre alta, fadiga e dores de cabeça. No caso do sarampo, os pacientes têm ainda tosse intensa, coriza, conjuntivite e pele com placas ásperas avermelhadas.

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa provocada pelo poliovírus. É mais comum em crianças, mas também pode atacar adultos. A transmissão do vírus selvagem, causador da doença, acontece pela ingestão de água contaminada, normalmente em locais de condições sanitárias e de higiene precárias. A multiplicação ocorre no organismo da criança ou adulto que teve contato com essas fezes.

Já o sarampo é causado pelo vírus conhecido como morbillivírus. Sua transmissão se dá por meio de gotículas de secreção respiratória e até mesmo o ar com o vírus ainda vivo pode disseminar a doença. Com um simples exame interno da bochecha é possível identificar pontos branco-amarelados que são característicos do sarampo. O diagnóstico sempre deve ser considerado por um exame de sangue.

O tratamento do sarampo é voltado, na maioria das vezes, para a diminuição dos sintomas e para a prevenção das complicações. O sarampo é considerado a mais severa das chamadas doenças comuns da infância: complicações graves e morte ocorrem em até três em cada mil casos.

“Em determinadas crianças, é uma doença muito séria, que pode levar a uma desnutrição grave”, ressalta Jarbas Barbosa. “Por isso, quando se fala em prevenção, não se pode pensar no atual controle da doença, mas em como estaria a situação se o ministério não estivesse vacinando. Existem países, inclusive alguns desenvolvidos como o Japão, que tem até 100 mil casos de sarampo por ano”, conclui.

SIGA-NOS NO Google News