Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Doença transmitida por carrapatos pode ser fatal

Aline Beckestein/ABr - 31 de outubro de 2005 - 21:28

Quadro febril, parecido com gripe, e o aparecimento de manchas no corpo após cinco dias, semelhantes as do sarampo. Esses são alguns dos sinais da febre maculosa, doença transmitida por uma bactéria por meio do carrapato – se não tratada imediatamente pode matar em até dez dias após o contágio.

As informações são da infectologista Elba Lemos, integrante do laboratório de referência sobre febre maculosa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo ela, a recomendação é que o médico inicie imediatamente o tratamento com antibióticos, antes mesmo da confirmação da febre maculosa, que costuma ficar incubada de sete a dez dias. Isso é essencial, de acordo com a infectologista, porque em alguns casos os testes para detecção da doença podem acusar a febre quando em um estágio muito avançado e dificultando o tratamento.

Após a manifestação da doença, a infectologista disse que ela passa a ser letal. "Depois de sete a dez dias, a bactéria destrói tanto a parede do vaso, onde corre o sangue, que não adianta nem o tratamento, porque a lesão passa a ser irreversível", explicou.

Elba Lemas disse que, a pesar de existir uma vacina para a febre maculosa, ela não costuma ser utilizada devido a sua baixa incidência em relação às outras doenças. Segundo ela, a melhor forma de prevenção é evitar deixar animais como cavalos e cachorros soltos, que podem ser picados pelo carrapato, e regiões com suspeitas de focos, especialmente entre os meses de janeiro e outubro, quando predomina a quantidade de carrapatos.

A Fiocruz vai divulgar amanhã (1) o resultado do exame de sangue colhido de três pessoas suspeitas de terem contraído febre maculosa no Rio de Janeiro. A doença é transmitida por carrapatos infectados pela bactéria Rickettsia rickettsii.

SIGA-NOS NO Google News