Cassilândia, Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

03/08/2017 15:00

Doença pode ser transmitida por via oral entre macacos, diz estudo

EPharma Notícias

Cientistas dos Estados Unidos observaram que o vírus da zika pode ser passado via oral entre primatas, ainda que o risco de transmissão por meio da saliva seja baixo, revelou um estudo publicado nesta terça-feira, 1º, na revista Nature.

A pesquisa, coordenada pela Universidade de Wisconsin, deu novas pistas sobre o funcionamento deste vírus e como pode se propagar entre populações humanas.

"O vírus da zika está presente na urina, na saliva, nas lágrimas e no leite materno, mas o risco de transmissão envolvendo estes fluidos corporais, atualmente, é desconhecido. Aqui, avaliamos o risco de transmissão da zika através do contato de mucosas em macacos rhesus", explicaram os autores no documento.

Ainda que seja transmitido principalmente por meio da picada de mosquito e por contato sexual, existe pelo menos um caso de "contágio não sexual" entre humanos ocorrido em um hospital, lembrou o estudo.

O especialista à frente da investigação, Thomas Friedrich, e membros da Universidade de Wisconsin suspeitavam que algum dos fluidos corporais poderia ser o culpado pela infecção e calcularam o risco de transmissão via oral em macacos por meio da saliva.

Para o estudo, os cientistas administraram uma dose alta do vírus nas amígdalas de três rhesus e constataram que dois dias depois todos os animais estavam infectados. Eles também confirmaram que os níveis do vírus no sangue e na urina eram semelhantes aos observados em animais infectados com uma injeção subcutânea, o que sugere que a transmissão via oral é possível.

Outros três macacos inoculados de maneira subcutânea com o zika atuaram como doadores de saliva para analisar o risco de transmissão através do contato com secreção oral de indivíduos infectados. Depois, foi observado que sete primatas saudáveis expostos repetidamente a essa saliva pelos olhos, amígdalas e cavidades nasais não contraíram o vírus.

"Os nossos resultados sugerem que existe um risco de transmissão do vírus da zika por mucosas, mas que o perigo é baixo", afirmaram os especialistas, que reconheceram a necessidade de mais estudo para conhecer detalhadamente os mecanismos de transmissão.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 16 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
09:19
Cassilândia
Terça, 15 de Agosto de 2017
17:30
Estudos
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)