Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Doença de Newcastle atinge galinhas no Rio Grande do Sul

Shirley Prestes/ABr - 08 de julho de 2006 - 20:37

O superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, garantiu que estão sendo tomadas medidas de proteção para conter a doença de Newcastle, descoberta no município de Vale Real, no Vale do Rio Caí, a 89 quilômetros de Porto Alegre. Segundo ele, somente um frango foi contaminado com o vírus, “apesar de todas as 28 aves de uma propriedade terem sido abatidas”.

Ele explicou que, desde maio, quando foi detectada a doença no município, a propriedade está isolada. “Foi estabelecida uma zona de proteção de 10 quilômetros ao redor do foco”, disse Signor. Ele acredita, porém, que mesmo com a situação controlada, o setor avícola gaúcho pode sofrer prejuízos.

Dentre as medidas adotadas figuram o impedimento do trânsito de produtos de risco e de animais na região e a aplicação de sorologia nas propriedades. “Por 21 dias, essas medidas são adotadas para que se recupere a condição de zona livre”. O Rio Grande do Sul era considerado zona livre de Newcastle desde 2003. A doença já havia sido registrada no estado em 1984, quando o vírus atingiu aves não comerciais.

O secretário estadual da Agricultura, Quintiliano Vieira, garantiu que o fato pode trazer apenas conseqüências econômicas, “uma vez que a doença, contagiosa entre as aves, não causa nenhum problema para o ser humano”. Quintiliano, que trabalha com a hipótese de que o vírus tenha ingressado no Rio Grande do Sul por aves migratórias, disse ainda, que não acredita em suspensão de mercado neste momento “porque todas as ações necessárias foram tomadas imediatamente”.

SIGA-NOS NO Google News