Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/07/2006 20:37

Doença de Newcastle atinge galinhas no Rio Grande do Sul

Shirley Prestes/ABr

O superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, garantiu que estão sendo tomadas medidas de proteção para conter a doença de Newcastle, descoberta no município de Vale Real, no Vale do Rio Caí, a 89 quilômetros de Porto Alegre. Segundo ele, somente um frango foi contaminado com o vírus, “apesar de todas as 28 aves de uma propriedade terem sido abatidas”.

Ele explicou que, desde maio, quando foi detectada a doença no município, a propriedade está isolada. “Foi estabelecida uma zona de proteção de 10 quilômetros ao redor do foco”, disse Signor. Ele acredita, porém, que mesmo com a situação controlada, o setor avícola gaúcho pode sofrer prejuízos.

Dentre as medidas adotadas figuram o impedimento do trânsito de produtos de risco e de animais na região e a aplicação de sorologia nas propriedades. “Por 21 dias, essas medidas são adotadas para que se recupere a condição de zona livre”. O Rio Grande do Sul era considerado zona livre de Newcastle desde 2003. A doença já havia sido registrada no estado em 1984, quando o vírus atingiu aves não comerciais.

O secretário estadual da Agricultura, Quintiliano Vieira, garantiu que o fato pode trazer apenas conseqüências econômicas, “uma vez que a doença, contagiosa entre as aves, não causa nenhum problema para o ser humano”. Quintiliano, que trabalha com a hipótese de que o vírus tenha ingressado no Rio Grande do Sul por aves migratórias, disse ainda, que não acredita em suspensão de mercado neste momento “porque todas as ações necessárias foram tomadas imediatamente”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)