Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Doença de chagas está sob controle, garante ministro

Marcia Wonghon / Campo Grande News - 08 de abril de 2005 - 15:34

A doença de Chagas está controlada, apesar dos casos de registrados ultimamente, em pessoas que consumiram caldo de cana em Santa Catarina, garantiu o ministro da Saúde, Humberto Costa. "São excepcionais, com uma nova forma de transmissão oral, totalmente diferente da tradicional", disse hoje (8) ao abrir Fórum Regional de Saúde e Cidadania, em Petrolina, no sertão de Pernambuco.

O ministério, segundo ele, vem desenvolvendo ações para reduzir a incidência do mal de chagas na Bahia, único estado onde há registros de transmissão do Trypanosoma cruzi.

O trabalho do fórum é apresentar aos participantes as iniciativas que vem sendo tomadas pelo governo federal, no sentido de ampliar programas de saneamento, controle de doenças endêmicas e assistência médica à população, inclusive com a participação popular.

Foram feitas palestras sobre o controle de doenças como hanseníase, tuberculose, dengue, além de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Também foram abordados o controle do mal de chagas, provocado pelo inseto conhecido como barbeiro, e os benefícios dos programas Saúde da Família e Saúde Bucal. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de saúde e representantes da sociedade civil, além de técnicos do ministério.

O primeiro fórum regional de saúde e cidadania foi realizado na última sexta-feira, na cidade de Goiana, a 70km da capital pernambucana.

SIGA-NOS NO Google News