Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Doença causa sacrifício de aves no MS

Famasul Noticias - 01 de junho de 2005 - 14:36

Mal respiratório desconhecido leva ao abate 17 mil frangos no município de Jaraguari. A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (Iagro) abateu no município de Jaraguari 17 mil frangos. A medida foi tomada depois que 100 aves morrem inesperadamente, aparentemente com problemas no sistema respiratório. Os proprietários do galpão, que fornece aves para abate, detectaram a enfermidade na última quarta-feira e comunicaram ao órgão, que determinou o abate.

Embargo às exportações - As causas das mortes ainda são um mistério. Amostras de sangue e das vísceras das aves foram encaminhadas para o laboratório do Ministério da Agricultura, em Campinas (SP), para que seja determinada qual das 17 doenças respiratórias teria provocado a morte das aves. Do total de doenças, apenas duas poderiam provocar embargos às exportações de frango do Brasil: new castle e influenza aviária, também conhecida como gripe do frango.

Fonte ligada a um grande laboratório veterinário, no entanto, afirma que as chances de os importadores embargarem o frango brasileiro é muito pequena, uma vez que o risco de incidência das duas doenças na região é pequena. "A densidade de frangos no Mato Grosso do Sul é muito pequena, o que reduz bastante a possibilidade de ser uma doença mais grave".

Segundo a fonte, apenas os resultados dos exames laboratoriais, que saem ainda esta semana, é que poderão determinar com precisão a verdadeira causa das mortes. "Acredito que tenha sido uma doença que faça parte do dia-a-dia das granjas em todo o Brasil, como uma bronquite, porém com uma intensidade maior", diz.

Para evitar que a doença se espalhasse para outras regiões do estado, a Iagro determinou que 107 propriedades em Jaraguari, dentro de um raio de 7 quilômetros, fossem interditadas. Além disso, foram montadas barreiras, que controlam a entrada e saída de veículos no município.

Autor:
Gazeta Mercantil, Agronegócio/SP

SIGA-NOS NO Google News