Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/01/2009 12:28

Dobra o número de voluntários dispostos a doar medula

Fernanda Mathias, Campo Grande News

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Saúde incluiu no ano passado 16.937 pessoas no cadastro nacional de doadores voluntários de medula óssea. Esse número é quase o dobro do registrado em 2007: de 9.857 voluntários.

O apelo por mais doadores persiste uma vez que a chance de compatibilidade chega a ser de uma em cem mil. Entre irmãos do mesmo pai e mesma mãe a chance é de até 35%.

Segundo a Central, as doações e transplantes de órgãos em Mato Grosso do Sul mantiveram a média dos últimos anos também em 2008, mas ainda há muitas pessoas aguardando por um órgão no Estado.

No ano passado, foram realizados 173 transplantes de córneas, 49 de rins e um transplante de ossos. Em 2007, foram 183 córneas transplantadas e 50 de rins.

"Os números são bons e temos conseguido atender com qualidade os casos de transplantes. Contudo, a conscientização das famílias sobre a necessidade de doar é o passo fundamental para potencializar o volume de doações após a morte. Por isso, as campanhas e mobilizações para doação são tão importantes”, avalia Claire Miozzo, coordenadora da Central Estadual de Transplantes.

No Estado, há 338 pessoas na fila por um rim, 97 esperando por córneas, 15 no aguardo de um coração e duas na fila para o transplante de ossos. A Santa Casa de Campo Grande realiza todos os transplantes habilitados em Mato Grosso do Sul. Outros estabelecimentos de saúde fazem operações de córneas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)