Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/07/2005 14:35

Dobra o número de doadores de medula óssea no país

Agência Brasil / Lana Cristina

O número doadores de medula óssea dobrou no último ano depois da campanha de sensibilização feita pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com isso, o Brasil tem hoje 126 mil doadores. Realizada nos estados em parceria com hemocentros, secretarias de saúde, empresas e organizações não-governamentais, a campanha completou um ano de atividade no dia 18 de junho. O estado de Minas Gerais foi o que mais cadastrou doadores. Foram 15 mil novos nomes.

Os dados relativos às pessoas que podem ser chamadas a qualquer momento para os testes de compatibilidade compõem o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Segundo o diretor-geral do Inca, José Gomes Temporão, uma das prioridades da campanha é conseguir mais doadores, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A explicação é a necessidade de haver compatibilidade genética entre doador e receptor na hora de fazer o transplante. "Quanto mais próximos, etnicamente, são os grupos, mais fácil será achar um doador. Isso porque a compatibilidade, no caso da medula, é genética e não apenas sangüínea, como acontece nos transplantes de órgãos sólidos", destaca o diretor do Inca.

Os estados do Maranhão, Fortaleza, Piauí, Pará e Amazonas triplicaram o número de doadores de medula óssea desde o início da campanha. No Amazonas, o incremento no cadastro do Redome atingiu a marca de 1.120%.

Com informações do Ministério da Saúde

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)