Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Doadores de sangue de MS recebem benefícios

assessoria - 05 de novembro de 2003 - 15:16

Aprovado na sessão desta quarta-feira, na Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei de autoria do deputado Roberto Orro, que dispõe sobre benefícios para doadores de sangue no Estado de Mato Grosso do Sul. Segundo Orro, “a doação de sangue é um ato de amor, daí a importância de um estímulo e a valorização deste herói anônimo que gratuitamente salva vidas”. Aprovada, a nova lei deverá, ainda, ser sancionada pelo Governador do Estado de Mato Grosso do Sul..

A nova Lei Orro concede aos doadores o mesmo atendimento dispensado aos idosos em fila de bancos; o mesmo benefício concedido aos idosos no âmbito da Justiça Estadual, com relação à prioridade; descontos em casas culturais e comerciais desde que estas disponham aviso na entrada dos estabelecimentos, comunicando a adesão e percentual concedido e o pagamento de 50% (cinqüenta por cento) em passagens de ônibus intermunicipais e municipais com duas portas ou mais.

O deputado Roberto Orro lembra em sua justificativa que, para ser doador de sangue é necessário ser saudável, ter no máximo 60 anos, não pesar menos de 50 quilos, estar consciente e seguro em relação a doenças transmissíveis e de preferência que não seja fumante e nem tenha hábito de ingerir bebidas alcoólicas.

Para o parlamentar pdetista, “há necessidade de sangue e nas campanhas houve-se falar que são poucos os doadores no Estado, e, com isto é pequeno o estoque armazenado. O nosso objetivo em editar essa lei foi o de ampliar o trabalho de divulgação, somando-se alguns benefícios para os doadores para então, por certo, ter-se estoque satisfatório para a população”.

Agora, conclui Orro, “contemplado com alguns benefícios, o voluntário será prestigiado e nós agradecemos esta solidariedade, uma vez que haverá participação de todos nesta busca pela sobrevivência”.

SIGA-NOS NO Google News