Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Doadores de medula óssea aumentam em 30%

Cecilia Jorge / ABr - 11 de novembro de 2004 - 15:50

Menos de seis meses depois de lançar uma campanha para aumentar o número de doadores de medula óssea, o ministério da Saúde conseguiu ampliar em quase 30% o cadastro do Registro Nacional de Doadores. O número de cadastrados passou de 64 mil para 84 mil. Nesta quinta-feira (11), a campanha foi realizada na Câmara dos Deputados.

Funcionário da Câmara, o garçom José Rodrigues Feitosa afirma que já desejava se tornar um doador. Em poucos minutos, José doou uma pequena quantidade de sangue e passou a fazer parte do banco de dados de doadores. "Me sinto feliz por me tornar um doador porque é doar vida".

O secretário de Atenção à Saúde, Jorge Solla, afirma que a meta do Ministério da Saúde é aumentar de 84 mil para 100 mil o número de doadores inscritos. Jorge Solla explica que o processo de doação é simples. "É feita uma coleta de sangue, como se faz para qualquer exame, e, quando tem um paciente compatível, o doador é convidado a fazer a doação".

A medula óssea é um líquido encontrado nos ossos chatos do corpo humano. Para doar são retirados cerca de 20% do líquido do osso da bacia, que o próprio organismo se
encarrega de repor pouco tempo depois.


SIGA-NOS NO Google News