Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

DOAÇÃO DE SANGUE: Ministério anuncia ampliação da faixa etária

Agência do Rádio - 15 de junho de 2011 - 07:43

O Ministério da Saúde publicou, nessa terça-feira, uma portaria que institui uma nova política para doação de sangue no País. A partir de agora, os jovens com idade entre 16 e 17 anos e idosos com até 68 anos poderão doar sangue. Antes, a faixa etária era entre 18 e 65 anos. A ideia é que, com a ampliação de doadores em potencial, mais de 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a doar sangue. A portaria visa trazer mais segurança para quem doa e recebe sangue no País, como reforça o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

\"A nossa portaria hoje reforça as medidas de proteção. Primeiro para quem vai doar, de não ter discriminação, de ser bem tratado. Estabelece regras de acolhimento dentro dos hemocentros. Estabelece um programa de controle de qualidade dos hemocentros, que o Ministério da Saúde fará nos hemocentros de todo o País. Segundo, reforça a segurança para quem vai receber o sangue, tendo regras nacionais claras do que tem que ser perguntado, qual a restrição que tem que ser feita, inclusive com a ampliação da faixa etária aumentando a possibilidade de doadores de sangue.\"

O ministro Alexandre Padilha ressalta que nenhum voluntário que for encaminhado para triagem, antes da doação, pode ser discriminado pela opção sexual, profissional, raça ou etnia. Além disso, o ministro exaltou a adoção de um novo teste, produzido no Brasil, que reduz o tempo de detecção de vírus na doação de sangue. O NAT, Teste de Ácido Nucléico, deve ser implantado em todos os hemocentros do País até o final do ano. O novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos foi escrito com base nos resultados de uma consulta pública realizada pelo Ministério da Saúde em 2010.

Reportagem, Vanessa Silvestre


SIGA-NOS NO Google News