Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/06/2011 07:43

DOAÇÃO DE SANGUE: Ministério anuncia ampliação da faixa etária

Agência do Rádio

O Ministério da Saúde publicou, nessa terça-feira, uma portaria que institui uma nova política para doação de sangue no País. A partir de agora, os jovens com idade entre 16 e 17 anos e idosos com até 68 anos poderão doar sangue. Antes, a faixa etária era entre 18 e 65 anos. A ideia é que, com a ampliação de doadores em potencial, mais de 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a doar sangue. A portaria visa trazer mais segurança para quem doa e recebe sangue no País, como reforça o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

\"A nossa portaria hoje reforça as medidas de proteção. Primeiro para quem vai doar, de não ter discriminação, de ser bem tratado. Estabelece regras de acolhimento dentro dos hemocentros. Estabelece um programa de controle de qualidade dos hemocentros, que o Ministério da Saúde fará nos hemocentros de todo o País. Segundo, reforça a segurança para quem vai receber o sangue, tendo regras nacionais claras do que tem que ser perguntado, qual a restrição que tem que ser feita, inclusive com a ampliação da faixa etária aumentando a possibilidade de doadores de sangue.\"

O ministro Alexandre Padilha ressalta que nenhum voluntário que for encaminhado para triagem, antes da doação, pode ser discriminado pela opção sexual, profissional, raça ou etnia. Além disso, o ministro exaltou a adoção de um novo teste, produzido no Brasil, que reduz o tempo de detecção de vírus na doação de sangue. O NAT, Teste de Ácido Nucléico, deve ser implantado em todos os hemocentros do País até o final do ano. O novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos foi escrito com base nos resultados de uma consulta pública realizada pelo Ministério da Saúde em 2010.

Reportagem, Vanessa Silvestre


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)