Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/11/2005 17:08

Divulgado os ganhadores do concurso de redação do TCE/MS

Luis Junot

O concurso de redação “TCE na Escola” promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, também será levado às escolas do interior em 2006. A afirmação é do presidente do Tribunal, José Ancelmo dos Santos que anunciou a ampliação do projeto durante a solenidade de premiação nessa sexta-feira (25.11), dos vencedores do concurso realizado em parceria com as secretarias de educação do Estado e da Capital. Flávio Ricardo Bozana, da 8ª série da Escola Estadual Rui Barbosa foi o primeiro colocado, ganhando um computador doado pela Suprimac.
Em segundo lugar, ficou o aluno Magnum Rochete da Silva, da Escola Municipal Padre Heitor Castoldi, que ganhou uma máquina fotográfica digital, doada pelas empresas H2L e Digitho Brasil e em terceiro lugar, a aluna Flávia Borges Lino, também da Rede Municipal de Ensino, da Escola Bernardo Franco Baís recebeu um celular pré-pago da Vivo. A comissão julgadora do Concurso, formada por dois representantes do Estado, dois do município e cinco do TCE/MS, também reservou um prêmio de originalidade ao aluno Jonathas Fregulha de Souza, da Escola Estadual Professora Zélia Quevedo Chaves que escreveu a redação em forma de poesia e recebeu um prêmio do empresário José Borges de Oliveira. Os premiados foram selecionados em meio a 66 trabalhos na primeira fase do concurso que obteve a participação de aproximadamente 5.200 estudantes.
Além disso, a redação vencedora será publicada no Diário Oficial do Estado, no site do TCE/MS e na Revista Decisão. Já os alunos vencedores da primeira fase do concurso receberam Certificado de Participação e uma camiseta.
Presentes a solenidade o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, o diretor Geral de Controle Externo do TCE, Silvano dos Santos Livramento e os secretários de Educação, Hélio de Lima, do Estado e Maria Cecília Amêndola da Mota destacaram a iniciativa do Tribunal na promoção de projetos como este que estimulam talentos e formam cidadãos. Para Trad Filho a administração José Ancelmo tem se esforçado em esclarecer a verdadeira função da Corte de Contas, e orientar seus jurisdicionados facilitando a prestação de contas e a correta aplicação dos recursos públicos. Hélio de Lima também lembrou que projetos como este somam para o aumento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), salientando que outro aluno da Escola Rui Barbosa ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Matemática.
Segundo o aluno premiado em primeiro lugar, Flávio Ricardo Bozana, residente no Jardim Panamá, para elaborar a redação ele buscou auxílio da professora e do dicionário. Além disso, também ouviu a animação do Gibi-Contas, bem como, leu e releu o próprio Gibi entregue nas escolas. “Quanto ao prêmio, não poderia ser melhor. Primeiro pela surpresa de estar entre os finalistas, o que me deixou nervoso, e quando ouvi o meu nome para receber o computador a minha alegria foi grande”, desabafou informando que não possuía um computador, e que agora, com a ajuda da informática pretende estudar ainda mais.
O Concurso contou com a participação de 42 escolas da rede municipal de ensino, com 2,5 mil redações e de 24 escolas da rede estadual na Capital, com 2,7 mil redações apresentadas, o que representa a participação de mais da metade dos alunos matriculados na oitava série. Para o presidente do TCE/MS, conselheiro José Ancelmo dos Santos, “estes números demonstram que o projeto foi um sucesso e que o objetivo de levar informação sobre a corte de contas aos jovens alunos foi atingido”.
Os temas centrais da redação foram “as funções do TCE/MS, controle das contas públicas, vigilância social sobre a administração pública e cidadania”. Para realizar o concurso, o TCE firmou um convênio com as Secretarias de Educação. O objetivo principal do projeto, segundo José Ancelmo, foi o de possibilitar a assimilação de conceitos de cidadania, ética, controle de contas e conhecimentos sobre o funcionamento do TCE, auxiliando a formação dos alunos no que diz respeito ao exercício de seus direitos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)