Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Divulgado os ganhadores do concurso de redação do TCE/MS

Luis Junot - 25 de novembro de 2005 - 17:08

O concurso de redação “TCE na Escola” promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, também será levado às escolas do interior em 2006. A afirmação é do presidente do Tribunal, José Ancelmo dos Santos que anunciou a ampliação do projeto durante a solenidade de premiação nessa sexta-feira (25.11), dos vencedores do concurso realizado em parceria com as secretarias de educação do Estado e da Capital. Flávio Ricardo Bozana, da 8ª série da Escola Estadual Rui Barbosa foi o primeiro colocado, ganhando um computador doado pela Suprimac.
Em segundo lugar, ficou o aluno Magnum Rochete da Silva, da Escola Municipal Padre Heitor Castoldi, que ganhou uma máquina fotográfica digital, doada pelas empresas H2L e Digitho Brasil e em terceiro lugar, a aluna Flávia Borges Lino, também da Rede Municipal de Ensino, da Escola Bernardo Franco Baís recebeu um celular pré-pago da Vivo. A comissão julgadora do Concurso, formada por dois representantes do Estado, dois do município e cinco do TCE/MS, também reservou um prêmio de originalidade ao aluno Jonathas Fregulha de Souza, da Escola Estadual Professora Zélia Quevedo Chaves que escreveu a redação em forma de poesia e recebeu um prêmio do empresário José Borges de Oliveira. Os premiados foram selecionados em meio a 66 trabalhos na primeira fase do concurso que obteve a participação de aproximadamente 5.200 estudantes.
Além disso, a redação vencedora será publicada no Diário Oficial do Estado, no site do TCE/MS e na Revista Decisão. Já os alunos vencedores da primeira fase do concurso receberam Certificado de Participação e uma camiseta.
Presentes a solenidade o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, o diretor Geral de Controle Externo do TCE, Silvano dos Santos Livramento e os secretários de Educação, Hélio de Lima, do Estado e Maria Cecília Amêndola da Mota destacaram a iniciativa do Tribunal na promoção de projetos como este que estimulam talentos e formam cidadãos. Para Trad Filho a administração José Ancelmo tem se esforçado em esclarecer a verdadeira função da Corte de Contas, e orientar seus jurisdicionados facilitando a prestação de contas e a correta aplicação dos recursos públicos. Hélio de Lima também lembrou que projetos como este somam para o aumento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), salientando que outro aluno da Escola Rui Barbosa ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Matemática.
Segundo o aluno premiado em primeiro lugar, Flávio Ricardo Bozana, residente no Jardim Panamá, para elaborar a redação ele buscou auxílio da professora e do dicionário. Além disso, também ouviu a animação do Gibi-Contas, bem como, leu e releu o próprio Gibi entregue nas escolas. “Quanto ao prêmio, não poderia ser melhor. Primeiro pela surpresa de estar entre os finalistas, o que me deixou nervoso, e quando ouvi o meu nome para receber o computador a minha alegria foi grande”, desabafou informando que não possuía um computador, e que agora, com a ajuda da informática pretende estudar ainda mais.
O Concurso contou com a participação de 42 escolas da rede municipal de ensino, com 2,5 mil redações e de 24 escolas da rede estadual na Capital, com 2,7 mil redações apresentadas, o que representa a participação de mais da metade dos alunos matriculados na oitava série. Para o presidente do TCE/MS, conselheiro José Ancelmo dos Santos, “estes números demonstram que o projeto foi um sucesso e que o objetivo de levar informação sobre a corte de contas aos jovens alunos foi atingido”.
Os temas centrais da redação foram “as funções do TCE/MS, controle das contas públicas, vigilância social sobre a administração pública e cidadania”. Para realizar o concurso, o TCE firmou um convênio com as Secretarias de Educação. O objetivo principal do projeto, segundo José Ancelmo, foi o de possibilitar a assimilação de conceitos de cidadania, ética, controle de contas e conhecimentos sobre o funcionamento do TCE, auxiliando a formação dos alunos no que diz respeito ao exercício de seus direitos.

SIGA-NOS NO Google News