Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/11/2004 09:37

Divulgada a ata de reunião do Copom

Stênio Ribeiro/ABr

Brasília - O Comitê de Política Monetária (Copom) mantém o entendimento de que "a deterioração das expectativas para a inflação de 2005 ainda não se estancou", apesar da valorização do câmbio, da queda recente dos preços internacionais de algumas commodities e da sinalização de aperto da política monetária nos últimos meses.

É o que revela a ata da reunião que o Copom realizou na semana passada, quando elevou a taxa básica de juros (Selic) de 16,75% para 17,25% ao ano. O documento menciona que desde a reunião de outubro houve redução dos preços internacionais do petróleo e apreciação do real em relação ao dólar norte-americano, com indícios de "arrefecimento" da atividade econômica.

No entanto, esses fatos não foram suficientes para alterar as perspectivas da dinâmica futura da inflação, em que pese "a mudança evidente na postura de política monetária" a partir de setembro. Por isso, o Copom entendeu que o processo de ajuste gradual dos juros deveria prosseguir para "assegurar" a convergência da inflação para a trajetória de metas em um "horizonte relevante" para a atuação da política monetária.

O ajuste de meio ponto percentual na Selic, de acordo com a ata, foi para "evitar que medidas mais fortes sejam necessárias no futuro para desinflacionar a economia". Além disso, acrescenta que "consolidar a convergência da inflação para as metas é crucial para o prosseguimento balanceado" do processo de retomada da atividade econômica.

Nesse sentido, acrescenta a ata, o ajuste da política monetária objetiva reduzir a volatilidade do produto e oferecer condições de sustentabilidade de longo prazo para a economia. O Copom adverte, contudo, que poderá alterar "o ritmo e a magnitude" do processo de ajuste nos juros, se necessário, para conter riscos de a inflação se distanciar da trajetória de metas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)