Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/12/2004 07:19

Diversificar e apostar na indústria são opções em MS

Marta Ferreira e Marina Miranda / Campo Grande News

O economista da Seplanct (Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia), Eliandras Pereira Saldanha, milho e soja correspondem, atualmente, a 80% da produção de grãos no Estado. Ele sinaliza um caminho também defendido pelo governador Zeca do PT: diversificação.
“Nosso Estado tem muito mais potencial. É preciso diversificar a fruticultura, arroz, feijão, e a própria pecuária, assim como a avicultura e suinocultura”. Saldanha defende investimento e agregação de valor, atraindo serviços. Em resumo, o que se prega em Mato Grosso do Sul é o desenvolvimento da agroindústria, aproveitando a produção agrícola abundante.
“Mas isso não se faz de um dia para outro. Quem investe é o empresário, por isso o governo tem de apresentar estímulos, abertura de crédito e incentivos fiscais”, comenta o economista.
Saldanha pondera que o ritmo da agricultura impede que outros setores que estão crescendo tomem espaço dentro do PIB. “Ela acaba tomando mais espaço da composição do PIB pela sua força”.
O governador analisa os números do IBGE como reflexo do caminho perseguido pela atual administração. A indústria vem mantendo patamares de crescimento maiores que em outras regiões do País.
Na avaliação de Zeca, o setor emprega mais gente, paga melhores salários e não tem a sazonalidade acentuada, como na agricultura.
Sobre o setor público e comércio, Saldanha aponta como áreas fortes da economia, mas observa que eles não produzem renda, só transferem.
“O comércio serve de intermediação entre o produtor, fabricante e consumidor. Mas vale lembrar que ele alimenta a agropecuária, os equipamentos só chegam as mãos dos produtores através desse setor”, analisa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)