Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

DIU é um dos métodos mais recomendados, segundo MS

Agência do Rádio - 29 de abril de 2008 - 05:40

Entre os vários métodos contraceptivos disponíveis atualmente, o Dispositivo Intra-Uterino, conhecido como DIU, é um dos mais recomendados. Uma das suas vantagens é causar poucos efeitos colaterais, além da sua eficácia ser de dez anos. O DIU é colocado dentro do útero para funcionar como uma barreira, que impede o encontro do espermatozóide com o óvulo. Adson França, diretor do Departamento de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde, recomenda o uso do DIU como contraceptivo e afirma também que o método não é abortivo.


"O Dispositivo Intra-uterino é um dos métodos mais aconselháveis hoje, segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde. Ele só não deve ser usado se a mulher tiver algum processo inflamatório, alguma doença, mas ela pode tratar antes e nas situações em que a mulher ainda não engravidou. O Dispositivo Intra-Uterino também não é abortivo, em que pese alguns religiosos dizerem isso, mas cientificamente está comprovado que o dispositivo não é abortivo."

Adson França explica que o procedimento de colocação do DIU é simples. A mulher deve fazer um exame preventivo, para ter certeza que não tem nenhuma bactéria ou fungo, ou algum corrimento que possa ser agravado pelo DIU. A aplicação do dispositivo pelo médico causa apenas um pequeno incômodo na hora de ser colocado, algo semelhante a uma contração.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News