Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: ditadura do corpo perfeito gera ansiedade e frustração

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 27 de janeiro de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: ditadura do corpo perfeito gera ansiedade e frustração

Ter o corpo perfeito como os que aparecem na TV e nas revistas especializadas é o sonho de milhões de brasileiros que lançam mão dos mais diversos artifícios para se enquadrar no padrão de beleza.

Essa busca pela beleza não é novidade. Já na Grécia antiga, homens e mulheres se esforçavam para atingir os padrões dos deuses cultuados por suas formas físicas, acreditando que o belo representava a superioridade.

Muitas pessoas camuflam a obsessão pelo corpo perfeito com a desculpa de cuidar da saúde. Vale lembrar, contudo, que dieta de fome não representa cuidado. Ao contrário, significa prejudicar o organismo. Por isso, deve haver uma discriminação entre o que é saudável e o que se faz somente em função da estética.

Perceber essa fronteira não é tão difícil. Deixar de fazer atividades rotineiras, sentir-se fraco ou submeter-se a cirurgias plásticas sem necessidade são alguns dos indícios de que o psicológico não vai bem. Quem toma remédios para perder ou ganhar peso sem orientação médica também corre sérios riscos. Completa a lista de atrocidades fazer mais exercícios físicos do que o recomendável e deixar que a neurose pelo corpo atrapalhe a vida afetiva e social.

Qual, então, é o caminho ideal a seguir? A consistência é a palavra-chave para a resposta. O praticante de musculação que treina semana após semana irá obter ganhos significativos de força e de massa muscular ao longo do tempo. Para isso, é preciso que cinco itens sejam respeitados: alimentação saudável; prática regular da atividade física; controle do estresse; hábitos preventivos e relacionamento social.

Só assim é possível conquistar um resultado duradouro e prazeroso. Não se deve tentar desesperadamente alcançar uma meta irreal em curto prazo ou através de atalhos. Nesse processo, muitas vezes a saúde fica em segundo plano e até sob risco de morte.

Não existe fórmula milagrosa, não há treino milagroso para perda de peso e melhora do condicionamento físico. O que está mais do que comprovado é a necessidade de ter disciplina para se mexer, alimentar-se bem, descansar o necessário e saber controlar o estresse.

Levará tempo, lembre-se que o exercício tem que ser inserido na rotina assim como o ato de escovar os dentes. E deve ser algo prazeroso! A prática deve estar associada a algo que você consiga ter consistência no treinamento.

Para auxiliá-lo nesse processo, uma dica essencial é poder contar com um profissional de educação física qualificado, com registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) e experiência no trabalho que será desenvolvido. Esse acompanhamento, aliado a uma orientação nutricional, trará o resultado esperado de maneira saudável. Qualidade de vida sempre! Pratique hábitos saudáveis!

Fabiana Pedroso é Personal e coach de emagrecimento.

SIGA-NOS NO Google News