Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

DISTÚRBIOS DO SONO: Bruxismo traz sérios problemas aos dentes, alerta especialista

Agência do Rádio - 12 de julho de 2011 - 07:03

Há cerca de um mês, a fotógrafa Sanae Watanabe, de 26 anos, começou a sentir fortes dores de cabeça, na região da mandíbula e nos dentes. Depois de noites mal dormidas e com a persistência dos sintomas, ela resolveu procurar a opinião de um dentista.


\"Da metade do mês passado, que eu já vinha acordada com dor de cabeça e isso não é comum para mim. Raramente eu sentia dor de cabeça. Acordava com dor de cabeça, sentia muitas dores na face, na parte da mandíbula e uma dor na região do dente. E eu sentia um nervoso da musculatura da mandíbula durante o dia, durante a noite. Foi quando eu percebi que estava apertando muito os dentes\".

A fotógrafa foi diagnosticada com bruxismo, que é o ranger dos dentes ocasionado por movimentos involuntários dos músculos da face durante o sono. Geralmente, é detectado nos consultórios odontológicos. Isso porque os pacientes que sofrem do distúrbio apresentam maior desgaste dentário. As causas mudam de uma pessoa para outra, explica o especialista em distúrbios do sono do Hospital Federal da Lagoa, do Rio de Janeiro, Lucas Lemos. O ranger dos dentes pode estar relacionado a fatores como estresse diário, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e até apneia. O médico alerta que o bruxismo traz sérias consequências à saúde bucal.


\"O principal problema do bruxismo é desgaste do esmalte dentário. Porque se você não trata ou não tenta prevenir, o esmalte dentário pode ser completamente destruído e os dentes vão ficando pequenos. A maneira como se suspeita que uma pessoa está fazendo bruxismo normalmente é um dentista, durante em um exame normal, que percebe um desgaste acentuado da coroa dentária.\"


As pessoas que apresentam dores de cabeça, nos dentes e na região da mandíbula devem procurar, primeiramente, uma avaliação dentária, diz o especialista. O tratamento para eliminar os efeitos do bruxismo é feito a base do uso de placas miorrelaxantes. Também é recomendável a prática de atividades físicas e a diminuição do estresse.

Reportagem, Alexandre Souza


SIGA-NOS NO Google News