Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/01/2015 09:00

Distração ao volante, perigo constante

Márcio Martins. Fonte Cesvi

Dirigir pode ser algo tão simples quanto caminhar – mas requer muita, muita atenção. Tanto que, se você se distrair durante um deslocamento com o carro, pode provocar acidentes graves.

 

Essas distrações podem acontecer, por exemplo, pelo uso de smartphones. Responder ao WhatsApp mandado pela namorada ou checar uma novidade no Facebook vira uma tentação – que deve ser evitada. Outro risco está ligado ao ato de mexer nos sistemas de entretenimento e navegação do carro: CD-player, DVDs e GPS. Mas há outras distrações ao volante que podem resultar em perigo de vida. E algumas são mais simples do que você imagina.

É o caso de quem olha frequentemente no espelho retrovisor para ver o que as crianças estão fazendo no banco de trás, ou ainda para conferir a maquiagem.

Precisa ajustar o banco, os retrovisores ou mesmo o ar-condicionado? Espere até parar o carro, e só então faça esses acertos. O ideal é ajustar tudo antes de sair com o automóvel.

COM OS OLHOS VENDADOS

Quer saber por que essas distrações são tão perigosas? Um veículo que trafega a 120 km/h percorre, em 4 segundos, 133 metros. Ou seja, se o motorista fixar os olhos no celular, por apenas alguns segundos, para mandar uma mensagem – ou conferir uma foto de um cachorrinho fofo no Instagram –, ele estará percorrendo às cegas o equivalente ao comprimento de um campo de futebol.

Por isso, para ter uma condução mais segura, aqui vão algumas dicas:

• Mantenha sempre as duas mãos no volante.
• Tenha sempre o foco no ato de dirigir e no trânsito.
• Evite deixar objetos soltos no interior do veículo, para que não haja distração durante o percurso.
• Reduza ao máximo o uso de equipamentos eletrônicos enquanto dirige. Se precisar muito atender a um telefonema ou mandar uma mensagem pelo celular, pare o carro num lugar seguro antes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)