Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Distração ao volante, perigo constante

Márcio Martins. Fonte Cesvi - 09 de janeiro de 2015 - 09:00

Dirigir pode ser algo tão simples quanto caminhar – mas requer muita, muita atenção. Tanto que, se você se distrair durante um deslocamento com o carro, pode provocar acidentes graves.

Essas distrações podem acontecer, por exemplo, pelo uso de smartphones. Responder ao WhatsApp mandado pela namorada ou checar uma novidade no Facebook vira uma tentação – que deve ser evitada. Outro risco está ligado ao ato de mexer nos sistemas de entretenimento e navegação do carro: CD-player, DVDs e GPS. Mas há outras distrações ao volante que podem resultar em perigo de vida. E algumas são mais simples do que você imagina.

É o caso de quem olha frequentemente no espelho retrovisor para ver o que as crianças estão fazendo no banco de trás, ou ainda para conferir a maquiagem.

Precisa ajustar o banco, os retrovisores ou mesmo o ar-condicionado? Espere até parar o carro, e só então faça esses acertos. O ideal é ajustar tudo antes de sair com o automóvel.

COM OS OLHOS VENDADOS

Quer saber por que essas distrações são tão perigosas? Um veículo que trafega a 120 km/h percorre, em 4 segundos, 133 metros. Ou seja, se o motorista fixar os olhos no celular, por apenas alguns segundos, para mandar uma mensagem – ou conferir uma foto de um cachorrinho fofo no Instagram –, ele estará percorrendo às cegas o equivalente ao comprimento de um campo de futebol.

Por isso, para ter uma condução mais segura, aqui vão algumas dicas:

• Mantenha sempre as duas mãos no volante.
• Tenha sempre o foco no ato de dirigir e no trânsito.
• Evite deixar objetos soltos no interior do veículo, para que não haja distração durante o percurso.
• Reduza ao máximo o uso de equipamentos eletrônicos enquanto dirige. Se precisar muito atender a um telefonema ou mandar uma mensagem pelo celular, pare o carro num lugar seguro antes.

SIGA-NOS NO Google News