Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Disputa da Fetems antecipa xadrez de 2006

Graciliano Rocha / Campo Grande News - 11 de abril de 2005 - 16:02

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS) realiza no próximo dia 14 eleições para a escolha da nova diretoria. Os eleitos deverão comandar a entidade pelos próximos dois anos. Maior sindicato do Estado, a disputa pela Fetems já mobiliza os principais jogadores do xadrez político da sucessão estadual no ano que vem.
Não é para menos: O colégio eleitoral é formado por cerca de 18 mil associados em condições de votar. A categoria tem 25 mil trabalhadores. Em 2004, a Fetems movimentou R$ 2,8 milhões. A eleição é disputada por três chapas. A atual diretoria, presidida por Mara Carrara, rachou em dois grupos e há ainda um terceiro, que corre por fora com apoio de alguns pesos-pesados do PT estadual.
A chapa apoiada por Carrara é a que tem mais biodiversidade partidária. Aglutinou apoios da direita tradicional e de partidos aliados da base do governador Zeca do PT. O candidato a presidente da Chapa 1 é o professor José Borges da Silva, de Anastácio.
Borges, que é filiado ao PDT e é ligado ao secretário Dagoberto Nogueira (Produção e Turismo), tem entre os seus apoiadores a vice-prefeita de Campo Grande, Marisa Serrano (PSDB) e a ex-presidente do diretório regional do PT, Elza Jorge – um dos principais quadros do grupo do deputado federal Antônio Carlos Biffi. Edna, irmã de Elza, é uma das candidatas a vice-presidente regional que pede votos para a Chapa 1.
A Chapa 2, que também reúne apoios na atual diretoria da Fetems, é encabeçada pela professora Antônia Joana da Silva, de Deodápolis. Em termos de espectro ideológico, a chapa está mais à esquerda e reúne lideranças ligadas ao PT e ao PSTU. Antônia Joana tem apoios das principais lideranças políticas da esquerda petista.
O deputado estadual Pedro Kemp tem entrado em contato com sua base na educação pedindo votos para a Chapa 2. Antônia Joana também tem apoio do deputado federal João Grandão, que tem seu reduto eleitoral na Grande Dourados, e do secretário Valteci Ribeiro de Castro Júnior (Desenvolvimento Agrário).
A terceira chapa concorrente é liderada pelo atual presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Jaime Teixeira, e tem apoio político de alguns dos homens fortes do campo majoritário do PT e do governo estadual.
Entre os petistas que Teixeira conta como apoiadores estão o deputado federal Vander Loubet e o atual secretário Ronaldo Franco (Gestão Pública).

SIGA-NOS NO Google News