Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Discutida a situação do negro no mercado de trabalho

Ana Luiza Gomes/ABr - 23 de dezembro de 2003 - 13:43

“O projeto ‘O negro no mercado de trabalho’ é a resposta do Estado à luta do movimento negro para maior espaço neste mercado". A afirmação é da consultora do projeto, Dora Dias. Para ela, isso mostra a força da luta da população negra por todas as ações afirmativas.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares e o Ministério do Trabalho. De acordo com a fundação, o objetivo é formar, educar lideranças do movimento negro capazes de intervir na formulação de políticas públicas nos estados e municípios. Para o diretor da fundação, Zulu Araújo, este trabalho pode mudar a disposição do negro na pirâmide social. "Muitas vezes as propostas não são aprovadas por falhas na elaboração do projeto. É preciso orientar os líderes nesse aspecto", explica Zulu. Ele também argumenta que a economia da cultura negra gera muitas riquezas e “está na hora de o negro se beneficiar disso".

O projeto inclui as cinco cidades que contêm a maior população negra da região Nordeste: Salvador, Recife, Maceió, Aracaju e São Luís. Salvador será a primeira cidade a realizar o seminário e as oficinas com foco na cultura afro-brasileira como instrumento de inserção social, entre os dias 27 e 30 de dezembro. O tema principal será “Trabalho e Cultura em Ações Afirmativas”.

Depois será a vez de Recife, entre os dias 6 e 9 de janeiro, com o tema “Cultura, Direitos Humanos e Gênero”. De 12 a 14 de janeiro, a população negra de Maceió discutirá o tema “Juventude e Educação, Direitos e Religiosidade”. Em Aracaju, entre os dias 21 e 24 de janeiro, o projeto estará discutindo o mesmo tema de Recife. Por último, São Luís promoverá para a população negra oficinas e seminários sobre “Juventude e Educação, Direitos e Religiosidade”.

De acordo com a consultora Dora Dias, os temas foram escolhidos a partir de uma pesquisa sobre as principais características de cada estado. A consultora disse que são esperados 300 jovens em cada cidade. No final do evento, será publicado um livro com os resultados, incluindo textos, entrevistas e fotografias.

SIGA-NOS NO Google News