Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Discussão prematura sobre eleições 2010 irrita Delcídio

Fernanda França, Campo Grande News - 23 de abril de 2009 - 17:30

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) se mostrou irritado com o fato de lideranças de seu partido estarem antecipando as discussões sobre as eleições de 2010 e o PED (Processo de Eleições Diretas), que acontece em novembro.

Em seu blog pessoal (http://twitter.com/delcidio), Delcídio deixou hoje o seguinte recado: “Em vez de discutir política partidária no Encontro de Prefeitos do PT, querem discutir quem vai dirigir o partido. Isso é atropelar os fatos”.

O encontro, a que o senador se refere, acontece amanhã, e tem por objetivo, além de instalar fórum de prefeitos e vices do PT, discutir os efeitos da crise nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Entretanto, como o clima não anda dos melhores dentro do Partido dos Trabalhadores, as discussões começaram a se inclinar para o processo de eleições internas da sigla, disputado diretamente entre os grupos políticos do senador e do ex-governador Zeca do PT.

Inicialmente, Zeca afirmava que só seria candidato ao governo em 2010 se pudesse conduzir o processo de formação de alianças como presidente regional do PT.

Entretanto, em recente encontro com Delcídio, em Brasília, os dois teriam conversado sobre a possibilidade de encontrar um nome de consenso, com o claro objetivo de não criar maiores prejuízos ao PT, já fragilizado com os desentendimentos constantes entre seus dois principais líderes.

O senador, pelo menos por enquanto, defende que o deputado estadual Amarildo Cruz permaneça controlando o partido. Por outro lado, Zeca afirma que não seria bom “democraticamente” para o PT ter como presidente alguém com mandato. Segundo o ex-governador, dirigente poderia tirar proveito próprio da situação, em detrimento de outros companheiros e correntes da legenda.

Segundo o deputado estadual Paulo Duarte, integrante do grupo de Zeca, o que é consenso, até o momento, é que seria muito saudável politicamente para o PT encontrar um nome de consenso para o PED. De acordo com o parlamentar, tanto Zeca quanto Delcídio concordam com este princípio.

SIGA-NOS NO Google News