Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/03/2005 06:58

Discurso de Delcidio sobre índios emociona senadores

Dourados News


Num depoimento que o senador Cristóvam Buarque (PT-DF) definiu como “marcado pela emoção e a percepção da extrema gravidade da situação”, o senador Delcidio Amaral, líder da bancada do PT, abordou no final da tarde de hoje o problema das mortes de crianças indígenas que vem ocorrendo em Mato Grosso do Sul, nas últimas semanas. O senador disse que todos os órgãos envolvidos, direta ou indiretamente, com a questão indígena precisam ser mobilizados, pois o problema ele definiu como “dramático”.

O senador anunciou para amanhã, no Senado, a realização de uma audiência publica convocada pelo senador Juvêncio da Fonseca, da Comissão de Direitos Humanos onde estarão presentes autoridades e representantes das próprias tribos.

“Subi à tribuna” disse Delcidio, “porque esse problema é absurdamente complexo.”

Neste final de semana Delcido diz que estudou com cuidado o trabalho que a Funasa, órgão encarregado da saúde dos indígenas, vem realizando.

“Percebi que, nos anos anteriores, tivemos resultados melhores, no aspecto do falecimento das nossas crianças. Hoje, os óbitos voltaram a crescer, e é fato que não só os kaiowás que estão passando por isso, mas outros municípios da região e até de outros estados, como Mato Grosso e Santa Catarina”, acrescentou.

Delcidio chamou a atenção para o problema “cultural”, que dificulta e muito o atendimento das várias etnias. Disse, por exemplo, que não adianta tentar fazer os kaiowás aceitarem cestas básicas.

“São índios caçadores e pescadores. Essa tradição é milenar. É impossível alterar alguns de seus hábitos e eles não tem mais espaço. Como caçar e pescar numa área de 3.500 hectares habitada por 11 mil índios?", pergunta o senador.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)