Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Diretores eleitos vão aprender a gerir recursos públicos

Comunicação - FETEMS - 19 de novembro de 2004 - 13:55

A Secretaria de Estado de Educação (SED) vai realizar capacitações, em janeiro e março, para preparar os novos gestores eleitos para as escolas estaduais. A idéia, segundo o secretário Hélio de Lima, é passar aos diretores e diretores adjuntos conhecimentos sobre administração e prestação de contas dos recursos financeiros repassados à escola, além de outros temas importantes relacionados ao exercício da função. “Muitos gestores são professores, não têm formação na área de gestão do bem público, e eles serão fiscalizados, terão que prestar contas às comunidades”, justifica Hélio.

Segundo o secretário, os gestores das escolas serão capacitados para administrar a escola como uma empresa. “As escolas estaduais recebem muitos recursos, são 11 fontes diferentes. O Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE), o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e repasse financeiro a cada três meses são algumas dessas fontes. Uma escola como a Hércules Maymone recebeu, em outubro, R$ 13 mil”, afirma.

Para que as comunidades escolares possam escolher os gestores responsáveis em relação ao uso dos recursos da educação, foi exigido, durante o processo eleitoral, que os candidatos não tivessem pendências em serviços como o SPC, Serasa e Cartórios de Protesto. Além de cuidarem do bem público, acrescenta Hélio de Lima, os gestores devem trabalhar pela qualidade do ensino, estar abertos ao diálogo e preparados para mediar conflitos.

De acordo com o secretário de Educação, o pleito é um processo educativo para a cidadania dos alunos. Além de dar oportunidade de escolha dos gestores, a eleição serve aos alunos como ensaio das eleições para prefeito, governador e outros representantes. Muitos estudantes estão atuando como fiscais e membros de comissão de apuração.

“Como eleitores e fiscais, vocês estão sabendo que o processo é limpo, transparente e vai refletir a vontade da maioria”, disse Hélio à turma que votava na sala do primeiro ano do ensino médio da escola estadual Hércules Maymone, ontem pela manhã. “Mato Grosso do Sul mais uma vez sai na frente com a escolha dos diretores e em eleição direta, e a participação da comunidade está sendo excelente”, concluiu o secretário. O Congresso Nacional está discutindo um projeto de lei para instituir eleição direta em todas as escolas públicas do país.

SIGA-NOS NO Google News