Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/11/2004 13:55

Diretores eleitos vão aprender a gerir recursos públicos

Comunicação - FETEMS

A Secretaria de Estado de Educação (SED) vai realizar capacitações, em janeiro e março, para preparar os novos gestores eleitos para as escolas estaduais. A idéia, segundo o secretário Hélio de Lima, é passar aos diretores e diretores adjuntos conhecimentos sobre administração e prestação de contas dos recursos financeiros repassados à escola, além de outros temas importantes relacionados ao exercício da função. “Muitos gestores são professores, não têm formação na área de gestão do bem público, e eles serão fiscalizados, terão que prestar contas às comunidades”, justifica Hélio.

Segundo o secretário, os gestores das escolas serão capacitados para administrar a escola como uma empresa. “As escolas estaduais recebem muitos recursos, são 11 fontes diferentes. O Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE), o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e repasse financeiro a cada três meses são algumas dessas fontes. Uma escola como a Hércules Maymone recebeu, em outubro, R$ 13 mil”, afirma.

Para que as comunidades escolares possam escolher os gestores responsáveis em relação ao uso dos recursos da educação, foi exigido, durante o processo eleitoral, que os candidatos não tivessem pendências em serviços como o SPC, Serasa e Cartórios de Protesto. Além de cuidarem do bem público, acrescenta Hélio de Lima, os gestores devem trabalhar pela qualidade do ensino, estar abertos ao diálogo e preparados para mediar conflitos.

De acordo com o secretário de Educação, o pleito é um processo educativo para a cidadania dos alunos. Além de dar oportunidade de escolha dos gestores, a eleição serve aos alunos como ensaio das eleições para prefeito, governador e outros representantes. Muitos estudantes estão atuando como fiscais e membros de comissão de apuração.

“Como eleitores e fiscais, vocês estão sabendo que o processo é limpo, transparente e vai refletir a vontade da maioria”, disse Hélio à turma que votava na sala do primeiro ano do ensino médio da escola estadual Hércules Maymone, ontem pela manhã. “Mato Grosso do Sul mais uma vez sai na frente com a escolha dos diretores e em eleição direta, e a participação da comunidade está sendo excelente”, concluiu o secretário. O Congresso Nacional está discutindo um projeto de lei para instituir eleição direta em todas as escolas públicas do país.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)