Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/03/2009 16:00

Diretora da Firjan prevê "dias difíceis" para o setor

Isabela Vieira, ABr

Rio de Janeiro - A acentuada retração da atividade industrial, verificada no último trimestre de 2008, pode se estender. A avaliação é da diretora de Desenvolvimento Econômico da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Luciana de Sá. Segundo ela, a crise financeira mundial causou grande impacto no setor e as estatísticas de 2009 indicam “dias difíceis”.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (10) o Produto Interno Bruto (PIB) e revelou a maior queda da indústria na comparação trimestral nos últimos doze anos. O setor teve retração de 7,4% no último trimestre de 2008, em relação ao trimestre anterior.

A diretora lembra que, no acumulado do ano, a indústria teve um crescimento satisfatório com avanço de 4,3% em 2008 contra 4,1%, em 2007. No entanto, destaca que o resultado do último trimestre, com a redução do crédito e da confiança no mercado transmitem uma “grande preocupação com o que vai acontecer”. “A incerteza é muito grande”, afirmou.

“O nível da atividade continua baixo neste início de ano. As estatísticas de janeiro mostram redução na produção e nas vendas. O mundo, que é a grande preocupação, está indo mal. Então, claramente teremos um ambiente de restrição de crédito internacional como um todo com previsão de redução da demanda”, disse. "Como a confiança é algo difícil de retomar, também não podemos contar com a demanda interna, que, de um lado, depende do crédito, e, de outro, da confiança”.

A diretora da Firjan avalia também que o cenário econômico não admite soluções de curto prazo. Ao fazer previsões, destaca que com a redução contínua da taxa Selic, que está em 12,75%, talvez a economia possa dar sinais de melhora a partir do segundo semestre de 2009. “Mas não o suficiente para um ano bom. Provavelmente, o país terá um crescimento na faixa de 1%.”


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)