Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dirceu acerta com Lula saída do Governo e volta à Câmara

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 14 de junho de 2005 - 15:41

Antônio Cruz / ABr
Antônio Cruz / ABr

Dessa vez o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, deve deixar mesmo o Governo e retornar à Câmara Federal, onde assumirá a liderança do governo. A primeira ameaça de sair do Planalto, não aceita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi feita por Dirceu no ano passado, em meio às denúncias envolvendo o assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz.
A decisão de voltar à Câmara, desta vez, foi tomada na noite de segunda-feira com o presidente Lula. Dirceu informou para uma fonte da Reuters no Palácio do Planalto que sua saída deve ser acompanhada de outras mudanças, envolvendo ministros do PT e do PMDB.
Para marcar a data da decisão, o presidente Lula aguarda apenas uma avaliação do teor e dos desdobramentos do depoimento do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) ao Conselho de Ética da Câmara, que está ocorrendo neste momento.
Lula considera que Dirceu pode ser mais útil ao governo comandando, do Congresso, a articulação da base política.
Nessa posição, Dirceu terá de coordenar um acordo mais consistente com o PMDB, o maior e o mais dividido de todos os partidos aliados. O acordo envolverá necessariamente a indicação de novos ministros do PMDB. O partido reivindica oito ministérios.
Dirceu disse a Lula que está disposto a retornar à Câmara mesmo sem receber a liderança. Apresentou também as condições para aceitar a tarefa, entre elas a de manter sua influência sobre áreas que considera essenciais, como a Secretaria de Ação Governamental da Casa Civil, por exemplo.
Para o lugar do ministro, na Casa Civil, um dos nomes cogitados é o do governador do Acre, o petista Jorge Viana, que enfrenta vetos do PT de São Paulo. Lula estuda pelo menos um outro nome, ligado ao PT, para o cargo

SIGA-NOS NO Google News