Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/11/2015 15:00

Dinâmica de grupo: a estratégia é ser você mesmo

Vagas.com

Em uma dinâmica de grupo, é comum ver pessoas assumindo um papel, como se estivessem representando um personagem ideal em uma peça de teatro. Quem é naturalmente mais calado tenta parecer falante e, por outro lado, quem costuma falar pelos cotovelos muitas vezes usa a máscara de profissional estratégico e analítico.

A observação é de Juliano Casa, gerente da Page Talent, especializada na estruturação e condução de processos seletivos para estagiários e trainees. E o que ele diz – categoricamente – é que não existe estratégia mais furada do que essa para se sair bem em uma dinâmica de grupo. “Nós vemos muitas dicas para essa etapa do processo seletivo, mas uma que muita gente esquece ou quase ninguém segue é: ser você mesmo”, diz ele.

Segundo o especialista, como o perfil que a empresa busca não é público, os candidatos fantasiam um perfil ideal e tentam se adequar a ele. “Eles pensam que, por uma empresa ser mais agressiva, ela automaticamente busca pessoas assim”, afirma. Isso, no entanto, não faz sentido, porque mesmo uma empresa agressiva pode ter uma vaga analítica – e vice-versa.

Juliano afirma que mostrar quem você realmente é facilita a vida de todo mundo. “Se você for contratado pelas suas características provavelmente vai se realizar mais no trabalho”, diz ele. Sem contar que, se ninguém estiver fazendo cena, a empresa provavelmente também vai encontrar o candidato mais alinhado ao perfil que ela busca – o que aumenta consideravelmente as chances dessa relação ter futuro. “Se você for autêntico, você sempre acertará”, afirma. “Se não conseguir a vaga, pode saber que foi melhor para você”, diz ele.

Além disso, segundo o especialista, não assumir um personagem tem outra vantagem. “Quando você demonstra o que realmente é, automaticamente mostra que tem maturidade e autoconhecimento, dois quesitos precisos para quaisquer que sejam as empresas contratantes e as vagas em questão”, explica.

Além da dica mais importante, Juliano ressalta cinco características bem valorizadas em praticamente toda dinâmica de grupo, especialmente quando se trata do público mais jovem. Se você não tem qualquer um deles bem desenvolvido, a dica é correr atrás.

Autoconhecimento. Quando você se conhece, consegue expor seus pontos fortes e saber o que faz você se motivar e criar vínculos;

Humildade. Saber reconhecer que o conhecimento dos outros tem tanto valor quanto o seu é essencial em qualquer processo seletivo. Não importa se o outro tem outra realidade ou vem de uma instituição de ensino teoricamente inferior à sua;

Senso crítico. É preciso analisar criticamente as informações que você recebe e saber se portar em grupo. “Isso ajuda tanto na dinâmica de grupo quanto na performance do dia a dia de trabalho”;

Resiliência. É a capacidade de se reinventar, sem perder sua autenticidade, para atingir novos objetivos e resultados. “Não importa quantas vezes você caia, importa a velocidade com que você se levanta”, diz ele;

Curiosidade intelectual. A dica é ir atrás, pesquisar a empresa em que você quer trabalhar, ler os canais de relação com investidores para saber como ela está financeiramente e qual deve ser o futuro, pesquisar as práticas de gestão de pessoas e conversar com funcionários, ex-funcionários e até o RH. “Diga que seu sonho é trabalhar lá e peça para alguém contar como é”, recomenda. “A curiosidade abre muitas portas”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)