Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dilma explica como será o Minha Casa Minha Vida em MS

Agência Rádio/ Cibele Maciel - 24 de abril de 2012 - 10:21

O Governo Federal vai construir mais de duas mil casas populares em 53 cidades com menos de 50 mil habitantes em Mato Grosso do Sul. As moradias fazem parte da segunda etapa do programa Minha Casa Minha Vida. Entre as cidades selecionadas estão Cassilândia, Iguatemi, Eldorado e Bonito.

Um dos critérios para a escolha dos beneficiados é a renda mensal familiar de até mil e seiscentos reais, como explica a presidenta Dilma Rousseff: \"Atendido o critério de renda de até R$ 1.600, a prioridade será para as mães que são chefes de família ou o pai, quando for o caso, que ele tiver a guarda dos filhos. Também nós vamos dar preferência aos moradores de área de risco, pessoas que moram em beira de córregos, em áreas que podem ter desmoronamento; e também às pessoas com deficiência. A casa não deve ser vista como patrimônio de uma pessoa, mas, sim, como patrimônio de uma família. É lá que as pessoas se sentem abrigadas, protegidas e acolhidas.\"

Ao todo, mais de dois mil e quinhentos municípios foram selecionados para participar dessa seleção do programa. Os investimentos do Governo Federal chegam a quase três bilhões de reais. Para cada moradia, o governo vai participar com 25 mil reais de subsídio, que é a ajuda para as famílias ter acesso à casa própria. Segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a parceria com municípios e os estados possui contrapartidas que facilitam a execução da obra. Além disso, ela afirma que em breve o governo vai selecionar mais municípios pequenos.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, explica sobre a contrapartida: \"Na maior parte dos casos, a contrapartida é o terreno, em um número menor de casos há uma complementação nos recursos. Queria só complementar que isso faz parte da meta do Minha Casa Minha Vida 2, portanto dentro dos 120 bilhões de reais previstos. Essa é a primeira metade das 220 mil unidades previstas para essa faixa de renda para municípios menores do que 50 mil habitantes. E vamos fazer então uma segunda etapa não sei se nesse segundo semestre ou no primeiro semestre do ano que vem.\"

O município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, foi um dos selecionados com 40 moradias. De acordo com o prefeito da cidade, José Roberto Felipe Arcoverde, as casas são muito importantes paras as famílias: \"A gente sabe a grande importância que é a casa, o lar na vida de cada cidadão do nosso município.\"

Para participar do Programa Minha Casa Minha Vida, o interessado deve procurar a prefeitura do município. O programa foi lançado em 2009 e foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. Até agora, mais de um milhão e meio de unidades já foram contratadas, sendo que mais da metade das casas foram construídas.

SIGA-NOS NO Google News