Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/07/2016 06:45

Diferente da A, gripe B ataca apenas humanos e evolui lentamente

Campo Grande News

Do início do ano até agora, três pessoas morreram em decorrência da gripe B em Mato Grosso do Sul, conforme boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (29) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Na última semana foram duas mortes, mas qual a diferença entre os vírus Influenza A e Influenza B?

Conforme o médico infectologista Maurício Antonio Pompilio, que também é professor na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o vírus Influenza é classificado nos tipos A, B e C e suas variantes. Todos eles podem causar sintomas comuns da gripe, como febre alta de início súbito, dor de cabeça, espirros, coriza, dor de garganta e tosse.

A diferença entre a Influenza A e a Influenza B é identificada apenas por exames laboratoriais, ou seja, clinicamente todas as pessoas apresentam sintomas semelhantes de gripe. O vírus do tipo A infecta seres humanos e animais, como cavalos e aves; a gripe B infecta basicamente pessoas.

Enquanto a gripe A é mais difundida na natureza e tende a causar grandes epidemias, na B o vírus evolui mais lentamente devido a menor variabilidade e por isso é pequeno o potencial para causar epidemias e pandemias.

Pompilio explica que mesmo os sintomas sendo os mesmos em todos os tipos de vírus Influenza, em algumas pessoas podem evoluir para formas mais graves da doença. Alguns grupos de risco já foram identificados, como idosos e crianças pequenas, portadores de imunodeficiência, doentes crônicos (diabetes, doenças neurológicas, reumatológicas, anemia falciforme, entre outras), obesos, usuários de remédios que causam queda na imunidade (corticoide, quimioterapia, etc).

Caso as pessoas percebam sintomas de gripe, devem procurar serviços de saúde para serem examinadas. Conforme Maurício Pompilio, o médico identificará se há fatores de risco ou sinais de gravidade para prescrever o tratamento correto e indicar internação nos casos graves.

Assim como a gripe A, a Influenza B é curada por meio do uso do remédio específico para o vírus, que é o oseltamivir, conhecido popularmente como tamiflu. Automedicação, no entanto, não é recomendada pelo médico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)