Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/08/2015 10:30

Dietas sem carboidratos ou gorduras têm mesmo efeito a longo prazo

Saúde Plena

 

Cortar os carboidratos ou as gorduras? Pesquisadores dos Estados Unidos resolveram estudar os efeitos de duas alternativas muito usadas para quem quer emagrecer. A revista Cell Metabolism detalhou que a segunda opção pode levar à maior perda da gordura corporal. Já a primeira reduz a insulina no corpo. Portanto, concluíram, ainda é cedo para definir qual das dietas pode ser considerada a mais eficaz e saudável.

“Muitos têm opiniões fortes sobre o que importa para a perda de peso, e os dados fisiológicos para basear essas crenças estão em falta”, destacou Kevin Hall, um dos autores do estudo e físico do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. No trabalho, 19 adultos foram confinados durante duas semanas, período em que houve monitoramento dos alimentos ingeridos por eles.

Na primeira semana, os voluntários seguiram uma dieta com restrição de carboidratos. Na segunda, com limitação da gordura. Nos dois casos, não houve alteração na quantidade de calorias ingeridas. Diariamente, os participantes tiveram medidas a quantidade de gordura ingerida e a de queimada, informações usadas para o cálculo da perda de gordura corporal.

No fim dos dois períodos, por meio de um modelo matemático, a equipe de estudiosos provou que a gordura corporal perdida com restrição de gordura foi maior. No entanto, durante períodos prolongados, o modelo previu que o corpo age para minimizar as diferenças, e as dietas passam a ter efeitos semelhantes.

Hall conta que a teoria de que a restrição de carboidratos é particularmente eficaz para perda de gordura corporal influencia muitas pessoas a utilizarem esse método para emagrecer. Ele e a equipe, porém, destacam que mais estudos são necessários para que seja possível ser feita uma recomendação segura de dieta. Testar as opções com um número maior de pessoa faz parte dos requisitos.

“Nós estamos tentando fazer estudos muito cuidadosos em seres humanos para compreender melhor a fisiologia subjacente (a esses hábitos alimentares) e que um dia será capaz de ajudar a gerar melhores recomendações para o dia a dia”, destaca o pesquisador. “Mas não existe uma desfasagem entre a nossa compreensão da fisiologia e a nossa capacidade de fazer recomendações dietéticas eficazes para a perda duradoura de peso”, completa o autor.

O próximo passo dos pesquisadores é investigar como as duas dietas afetam os circuitos de recompensa do cérebro, bem como a resposta dela a estímulos alimentares. A equipe espera que os resultados possam desvendar por que as pessoas respondem de forma diferente a cada dieta.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)