Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/09/2004 15:30

Dietas da moda são condenadas em congresso da SBC

Agência Notisa

Dietas que preconizam restrições alimentares são criticadas no 59ºCongressoda Sociedade Brasileira de Cardiologia. Nutricionista explica por que a maioria desses planejamentos alimentares não dão certo e o paciente acaba desistindo de tudo, voltando a comer guloseimas e ganhando peso.

Especial Agência Notisa, direto do Riocentro, 59º Congresso Brasileiro de Cardiologia


Dash, Atkins, South Beach, Mediterrâneo são nomes familiares no cotidiano de quem luta contra a balança. Um workshop promovido na manhã do terceiro dia do 59ºCongresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia comparou as chamadas "dietas da moda" e foi enfático: restrição alimentar pode até diminuir o peso, mas qualidade de vida só se ganha com mudança de hábitos alimentares.

A mais popular das dietas da moda, a South Beach, preconizada por estrelas internacinais , foi duramente criticada pela palestrante, a nutricionista Miyoko Nakasato. Segundo ela, a dieta, que prega ingestão de proteínas e gorduras, pode gerar até câncer, osteoporose e outros comprometimentos sistêmicos a longo prazo. "Ela é dividida em três fases. Na primeira, o paciente ingere pouco carboidrato e muita proteína e gordura, podendo perder até seis quilos; na segunda, ingere só carboidratos e pode emagrecer até meio quilo; a terceira e última fase, que é uma fase de manutenção do peso, preconiza a alimentação rica em alimentos corretos, como legumes e verduras. Mas até chegar nesta fase, o organismo já pode estar debilitado", explicou a profissional.

Já a dieta do Dr. Ornish prevê uma mudança na qualidade de vida, segundo Nakasato. Interrupção de hábitos nocivos à saúde como o fumo e o consumo de alimentos ricos em colesterol são condenados por essa dieta. "Ela é uma rotina de vida, não chega a ser uma dieta. Tem pontos bastante interessantes como a condenação ao fumo, mas também condena o consumo de carboidratos, o que pode ser algo danoso ao organismo a longo prazo", destacou.

Quem segue a dieta Atkins consome grande quantidade de gorduras e poucos cereais e grãos. Por considerar que o carboidrato gera retenção líquida, essa dieta também condenaria o consumo desse nutriente, o que resultaria em um consumo de gordura originado a partir de uma cetose benéfica. "Contudo, essa dieta é muito rica em colesterol e isso precisa ser destacado. Sem contar que é pobre em fibras, o que pode comprometer o organismo de forma sistêmica", condenou a nutricionista

Sobre a dieta de Dash, que visaria apenas controlar a pressão arterial (PA), Nakasato explicou que, por se objetivar apenas o controle da PA, a dieta pode não colher benefícios totais para o corpo. Preconizando uma alimentação rica em frutas e laticínios magros - portanto pobre em colesterol - a dieta, de fato, reduz os níveis das PA's sistólica e diastólica, segundo estudos apresentados pela especialista. "Ela pode ser boa por esse lado. Mas, sozinha, não é capaz de gerar uma qualidade de vida plena no indivíduo", ressaltou.

De acordo com Miyoko Nakasato, o ideal para que o indivíduo aproveite os benefícios de uma vida saudável é não praticar a popular restrição alimentar, presente na maioria das dietas da moda. Segundo ela, dietas que restringem os grupamentos alimentares até podem levar à perda de peso, mas puramente devido a baixa ingestão calórica, e não à mudaça de hábitos alimentares. "Uma dieta pobre em carboidratos, por exemplo, certamente tenderá ao fracasso, pois a maioria dos alimentos saborosos são ricos em carboidratos. Dietas focadas em alimentos pouco atrativos ao paladar, no geral, são abandonadas pelo paciente, que acaba voltando a consumir guloseimas, ganhando todo o peso que fora perdido", concluiu.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)