Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dieta de ponta: o que comem os atletas de elite?

Educação Física - 03 de junho de 2016 - 11:00

Já dizia Hipócrates, o pai da medicina: “Somos aquilo que comemos”. Especialmente quando falamos em esporte de alta performance e nutrição para atletas de elite, isso é uma grande verdade. Pense assim: eles têm uma máquina de competição nas mãos — e não vão abastecer com qualquer combustível, certo? Por isso, para eles, a nutrição funciona desta forma: comida de verdade, alta densidade nutritiva, quantidades calculadas estrategicamente com base em análises individuais e suplementação alimentar adicional.

Confira abaixo as curiosidades da dieta de ponta de alguns corredores que estarão nas Olimpíadas do Rio de Janeiro:

Paula Radclife
Ela é a maratonista mais rápida da história (2h15min25s). Na dieta de Radcliffe não faltam grãos — os preferidos são o arroz e o mingau de aveia; bananas — a atleta consome uma banana antes de correr e sempre carrega na bolsa para depois do treino; mix de castanhas, especialmente amêndoas; salmão e outros peixes; e não dispensa o chocolate amargo, que é rico em flavonoides e ferro.

Mo Farah
Campeão mundial e olímpico e especialista nos 5.000 e 10.000 metros, o atleta capricha no café e nos cereais (flocos de milho são seus favoritos), que dão energia suficiente para aguentar o dia. Costuma fazer pequenas refeições ao longo do dia em vez de almoçar ou jantar, mas quando almoça prefere massas com vegetais e frango grelhado. Um prato a que ele não resiste? Um
bom hambúrguer!

Christine Ohuruogu
Velocista, campeã olímpica especialista nos 400 metros rasos, não dispensa um bom café da manhã inglês, com o tradicional bolo e, acredite, milk shakes. Iogurte e nozes também não faltam. Para jantar, quinua ou cuscuz acompanhando carne e vegetais. Carrega sempre barras de proteína para os lanches e toma shakes para turbinar a dieta nos intervalos e no pré-treino.

Conceição Oliveira
Considerada uma das melhores atletas de corrida de fundo do Brasil, Conceição Oliveira é vice-líder do ranking nacional de corredores da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A atleta mantém uma dieta normal, sem exagero e, na maior parte do tempo, “limpa”. Mas é conhecida por apostar em um cuscuz de arroz antes dos treinos, para ter energia para as passadas.

Marílson dos Santos
Um dos maiores fundistas da história do Brasil, Marilson não abre mão dos alimentos naturais. Frutas, especialmente banana, pera e maçã, são suas preferidas. O prato de que mais gosta é o macarrão à bolonhesa. “Costumo comer de tudo um pouco, nunca fico focado em um tipo de alimento. Até aqueles que dizem fazer mal, como as frituras. Mas, claro, como de vez em quando. Só não fico sem o que tenho vontade.”

Adriana da Silva
A maratonista paulista tem uma receita potente para recuperar as suas energias depois de correr: banana com paçoca. “Geralmente, após um longão, um prato de banana com farinha de paçoca cai muito bem. A mistura combina e fornece muita reposição de energia. Corto a banana em rodelas, misturo com a farinha de paçoca e coloco um pouco de açaí. Fica sensacional”.

Usain Bolt
Na infância, Bolt cresceu comendo inhame, tradicional na Jamaica, e até pouco tempo atrás não tinha uma dieta muito planejada. Hoje, segue uma orientação nutricional mais séria e passou a comer mais vegetais e proteínas. Ele não resiste a asas de frango, seu prato preferido, e faz quatro refeições diárias, com quantidade suficiente para ter energia para o treino e garantir uma digestão rápida.

Solonei Silva
Primeiro maratonista classificado para os Jogos do Rio, Solonei é fã da simplicidade: adora arroz, feijão e ovo frito, mas sabe que precisa caprichar nos nutrientes da alimentação. “Hoje em dia, consumo muito arroz integral, saladas, legumes e peito de frango”, conta o atleta, que sempre tem na mochila um pouco de maltodextrina, barra de cereal ou proteína e uma banana para o intervalo das refeições.

“Qualquer corredor, seja ele amador ou profissional, deve saber o que comer e quando comer. Cada corpo tem uma forma de reagir aos alimentos e cada pessoa tem um metabolismo totalmente inigualável. O que vale para mim é para mim e não necessariamente para você”.

Segredo dos Campeões

Corredores de elite de diferentes países se alimentam com comidas variadas, mas todas têm nutrientes essenciais para abastecer o corpo. Não existe uma única dieta de ponta. No Quênia, o ugali é unanimidade; na Jamaica, banana, frutos do mar e inhame são abundantes; no Japão, muito peixe e arroz; etíopes comem teff, um tipo de grão rico em proteínas e potássio proveniente da região; brasileiros consomem muito arroz e feijão.

Não é possível virar um atleta olímpico da noite para o dia ou ter um desempenho parecido com o de Bolt ou Dennis Kimetto (atual recordista mundial da maratona), mas conhecer um pouco sobre a nutrição dos campeões serve como inspiração para uma alimentação melhor e mais saudável.

SIGA-NOS NO Google News