Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/03/2016 14:00

Dieta de baixas calorias reverte diabetes tipo 2, mostra estudo

EPharma Notícias

Quando em 2011 o pesquisador britânico Roy Taylor, professor de Medicina e Metabolismo da Universidade de Newcastle, Reino Unido, mostrou que era possível reverter o diabetes do tipo 2 com uma dieta de baixas calorias, a descoberta chamou a atenção da comunidade científica internacional pela possibilidade de cura da doença, até então considerada crônica, e que costuma piorar com o passar dos anos. O estudo original, no entanto, teve curta duração, de apenas oito semanas, o que levantou dúvidas quanto ao tempo que os beneficiados pela abordagem ficariam livres do diabetes. Agora, porém, um novo estudo conduzido pelo próprio Taylor e sua equipe indica que a reversão permanece por ao menos seis meses em quem consegue manter o peso mais baixo alcançado com a dieta, mesmo que tenha convivido com a doença por até dez anos.

Na nova pesquisa, 30 voluntários diagnosticados com diabetes do tipo 2 entre seis meses e 23 anos seguiram a dieta original, ingerindo entre 600 e 700 calorias diárias na forma de três shakes mais 240 gramas de vegetais sem amido, durante oito semanas. Os participantes perderam em média 14 quilos, e nos seis meses seguintes nenhum deles engordou ao voltar a se alimentar normalmente, mas ingerindo dois terços da quantidade de comida que se serviam anteriormente.

Sem gordura no pâncreas

Destes pacientes, 12 que tinham diabetes há menos de dez anos, ou 40% do total, reverteram a doença e continuaram livres dela durante todo período, ao fim do qual os pesquisadores verificaram que um 13º também se curou. Segundo Taylor, mesmo que depois da dieta os voluntários ainda estivessem com sobrepeso ou obesos, ela já teria sido suficiente para que os beneficiados removessem a gordura que se acumulava em seus pâncreas, permitindo que o órgão voltasse a produzir insulina normalmente.

— Demonstramos que é possível reverter o diabetes mesmo que você tenha a condição há até aproximadamente dez anos — conta Taylor, principal autor de artigo com os resultados da pesquisa, publicado esta semana no periódico científico “Diabetes Care”. — E mesmo se você tiver o diagnóstico há mais tempo que isso, não perca as esperanças, já que grandes melhorias no controle do açúcar no sangue são possíveis. Mas o que o estudo também respondeu é uma pergunta que as pessoas frequentemente me fazem: se eu perder peso e mantiver essa perda, permanecerei livre do diabetes? E a resposta simples para isso é: sim!

Ainda de acordo com Taylor, os resultados da pesquisa apoiam sua teoria de que existe um chamado “limite pessoal de gordura”, segundo a qual se uma pessoa engorda mais do que seu corpo pode tolerar, o diabetes se estabelece, mas se ela perder peso suficiente seu metabolismo pode voltar ao normal.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)