Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Diesel com 5% de biodiesel começa a ser vendido hoje

Mariana Jungmann, da Agência Brasil - 01 de janeiro de 2010 - 20:30

Os motoristas de todo o país que abastecerem seus veículos com o diesel a partir de hoje, já o fazem com o novo percentual de 5% de biodiesel.

Conforme havia sido anunciado pelo presidente Lula, a mistura B5, que aumenta a proporção do biocombustível no diesel, antecipa em três anos a meta do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.

A expectativa do Ministério da Agricultura é de que, com o aumento no percentual de mistura, o consumo de biodiesel chegue a 2,4 bilhões de litros em 2010.

Com a mistura B5, também deverá aumentar o consumo de óleo de soja, principal matéria prima do combustível. Contudo, o ministério garante que o país está preparado para fornecer soja suficiente para atender à demanda de alimentação e de biocombustível. A safra 2009/2010 deverá ser recorde, com 64 milhões de toneladas do grão.

Oito novas usinas de biodiesel devem entrar em funcionamento no país este ano, segundo informações da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio). Para a entidade, o país tem capacidade de aumentar em 1% ao ano a participação do biocombustível no diesel.

Os produtores querem aumentar, até 2015, a adição do produto ao diesel vendido no interior do país para 10%. Nas regiões metropolitanas, o objetivo é ampliar para 20% o biodiesel usado na composição do combustível.

Mas, para que isso aconteça, será preciso modificar a lei para que a nova composição seja obrigatória. Atualmente, 65 usinas de biodiesel estão em funcionamento no país.

Além da soja, também existe tecnologia para produzir o biodiesel a partir da mamona, do girassol, da canola, da palma, do pinhão manso e de um tipo de gramínea chamada crambe.

SIGA-NOS NO Google News