Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/11/2006 13:46

Dieese: 13º deve injetar R$ 53 bilhões na economia

O 13º salário, também conhecido como abono natalino, deve injetar R$ 52,9 bilhões na economia brasileira até o final do ano, segundo estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos). Esse montante incluiu a parcela que será paga aos trabalhadores com carteira assinada e aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Segundo o Dieese, neste ano, o pagamento do 13º salário corresponderá a 2,6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Dos cerca de 60,7 milhões de brasileiros que devem ser beneficiados pelo pagamento do 13º salário, 24,3 milhões, ou 40% do total, serão destinados aos beneficiários da Previdência Social --aposentados ou pensionistas. Empregados formais correspondem a 34,6 milhões ou 57% do total e são contribuintes da previdência. Os 3% restantes são empregados domésticos com carteira de trabalho assinada.

O Dieese estima que o total de pessoas que receberá o 13º salário em 2006 é cerca de 2,7% superior ao de 2005, sendo que cerca de 1,6 milhão de pessoas passaram a receber o benefício por terem requerido aposentadoria ou pensão ou se incorporado ao mercado de trabalho ou ainda formalizado o vínculo empregatício.

O pagamento do 13º salário é feito em duas etapas: a primeira até 30 de novembro. A segunda parcela tem de ser depositada até 20 de dezembro. Há categorias profissionais, com acordos específicos, que já receberam parte do 13º salário.

A região Sul ficará com 16,6% do total do benefício; ao Nordeste, serão destinados cerca de 14,6%. Para as regiões Centro-Oeste e Norte, irão, respectivamente, 8,4% e 4,2%.

A distribuição do 13º deve se concentrar no Sudeste do país. Segundo cálculos do Dieese, 56,4% do montante deve ficar nos Estados da região, que concentra também a maior parte dos trabalhadores, aposentados e pensionistas e empregados domésticos.

Metodologia

A estimativa do Dieese leva em conta dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e informações do Ministério da Previdência.

No caso da Rais, o Dieese considerou todos os assalariados com carteira assinada, ocupados no mercado formal, nos setores público (celetistas ou estatutários) e privado, que trabalhavam em dezembro de 2005.

Da PNAD, foi utilizado o contingente de empregados domésticos com registro em carteira. Também foram considerados os beneficiários --aposentados e pensionistas-- que em setembro de 2006 recebiam seus proventos do INSS.

Para estimar os valores a serem pagos aos beneficiários do INSS, o Dieese utilizou os dados de setembro deste ano. Para os assalariados, o rendimento foi atualizado pela variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do IBGE, acumulado de de janeiro a setembro de 2006 em relação ao mesmo período de 2005.

O cálculo não considera os autônomos e assalariados sem carteira que, eventualmente, recebem algum tipo de abono de fim de ano.




Folhaonline

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)