Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/07/2004 16:09

Dicas para ser um escritor competitivo

Ana Navarro

Os novos escritores são freqüentemente vítimas de angústias e dilemas terríveis: o que e como publicar?

Segundo Rodrigo D. Bertozzi, um romance é sucesso com um mix de marketing, máquina de vendas, visão editorial, selo, força da editora, aliados a um bom texto com um tema atual, inovador ou, simplesmente, que esteja na moda. O escritor deve aprender a gerenciar estas questões, e essa pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. Bertozzi é autor de seis livros e membro do conselho editorial da Juruá Editora, e por conta disto possui uma visão tanto da difícil arte de escrever como do complicado e restritivo mercado editorial.

“Todo escritor carrega em sua alma um aroma de fúria e ao mesmo tempo de um ser contemplativo das contrariedades que a sociedade transpira, e com a qual envenena o indivíduo. Os bons escritores são como monstros, perdem-se nos labirintos esquizofrênicos da mente para gerar o caos do processo criativo. A loucura é bem-vinda na literatura”, sustenta Bertozzi.

Para auxiliar aqueles que desejam desenvolver uma obra literária, Bertozzi enumera algumas dicas – que ele mesmo utiliza para compor suas obras – e que podem ajudar os autores iniciantes:

Ü Algo de maior importância está em jogo (cidade, país ou mundo).

Ü Questão dramática central bem definida.

Ü Alto conceito envolvido: situações de risco – tramas surpreendentes.

Ü Personagens memoráveis; segredos, revelações, lados sombrios, sonhos frustrados, pequenas e temporárias vitórias.

Ü Fuja do cotidiano! Nossos personagens devem aspirar o impossível ou o quase impossível.

Ü Confrontações vigorosas entre personagens.

Ü Cenários: a construção de imagens que capturem a mente do leitor.

Ü Pesquisa: massa de informações que conduzam ao aprendizado, desde de que seja um conhecimento inserido de maneira natural.

Ü É estar cuidando do avanço da história, complicar os personagens, apresentar novas questões dramáticas e criar confrontações. Tudo deve fazer parte de um plano evolutivo do texto.

Ü Tecidos dramáticos e cômicos devem ser explorados para que a trama tenha um sabor urgente e imprescindível.

Nunca confie em amigos ou familiares para analisar a sua obra, busque profissionais isentos para uma opinião significativa.

Ü Inspirar-se do que de melhor foi produzido em sua área, como por exemplo Jorge Luis Borges, Cèline, Edgar Poe, Shakespeare, Fernando Pessoa, Rubem Fonseca e Sófocles. Analise como eles conseguem construir seus enredos e personagens. Repita-os como um exercício.

Ü Você deve ser um crítico implacável e estar atento a sugestões e melhorias.

Ü Utilizar uma espécie de lente de aumento para incrementar os fatos do cotidiano e libertar a imaginação da gaiola de aço social.

Ü Ser deve ser imaginativo, instruído e obstinado.

Ü Estimular ao máximo as fontes de inspiração como as percepções da natureza humana, as tramas ocultas aos olhos, os fatos que marcaram a humanidade, sofrimentos e paixões.

Ü Beber de fontes preciosas como Tragédias gregas, épicos, livros técnicos, artigos científicos, internet, documentários, quadrinhos, revistas, jornais, exposições de arte e filmes. Enfim, toda a diversidade artística são fundamentais para uma visão mais abrangente do mundo.

Saiba Mais sobre o Assunto:

Algumas dicas para submeter os originais às Editoras

§ Estudo das Editoras – aquelas que tenham o perfil de sua obra

§ Carta de Apresentação para as pessoas certas

§ Paciência: cada editora tem o seu tempo de análise

§ Mencione o gênero de sua obra e a coleção em que ela se encaixa na editora, ou uma obra na mesma linha que aquela casa tenha publicado. Isso demonstra que você se deu ao trabalho de pesquisar o catálogo da editora e sabe o que ela publica.

§ Explique rapidamente o diferencial de sua obra em relação a outras no mercado. Não é bom você dizer que sua obra é parecida com a de um grande mestre porque o editor preferirá continuar publicando quem já é conhecido.

Se você escreveu uma obra de não-ficção, precisa mencionar suas qualificações como autor: se é professor, pesquisador, aficcionado pela área, etc.

Sobre Rodrigo D. Bertozzi

Nascido em 1970, em Franca, São Paulo, Bertozzi se considera paranaense de coração. Há quinze anos mora em Curitiba. É administrador de empresas, pós-graduado em Marketing, sócio da Juruá Informática. Um Futuro Perfeito é a quarta obra de Bertozzi, que já escreveu os livros Depois da Tempestade, O Despertar e O Senhor do Castelo, além das obras jurídicos Marketing Jurídico e Revolution Marketing Place.


E-mail: alnavar@terra.com.br


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)