Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dicas para reverter o ciclo da perda de saúde

Gazeta Esportiva - 19 de junho de 2017 - 11:00

Sim, até que conseguimos sobrevive à rotina: trabalho, estudos, filhos, metas, carreira, etc. Mas, o quanto estamos realmente preocupados com a nossa saúde?

Somos vítimas da pressa, mensagens instantâneas diárias, vivemos com a necessidade de mostrar em tempo real que estamos vivendo, e exigimos essa pressa do outro, gerando sentimentos de ansiedade, imediatismo e frustração.

Ter uma vida pautada no aqui e agora é o que tem sido o marcador de saúde de muitas pessoas, porém, nos esquecemos de que a vida passa e nossos hábitos, somados a um longo prazo, nos trará grandes consequências fisiológicas.

O corpo humano é a máquina mais complexa e inteligente que existe, e nós ficamos desapontados com nosso corpo, passamos a usar roupas largas, procuramos incansavelmente por algo que nos dê mais energia — que tiramos de alimentos ricos em gorduras e açúcar em excesso.

O corpo sobrecarregado e fraco acumula esse excesso de alimentos não saudáveis em forma de gordura corporal que, por sua vez, nos deixa cada vez mais cansados e estressados, afetando a qualidade do sono. Aí, todos os dias acordamos cansados, sem energia, sem nutrientes, e como consequência vemos uma cascata de problemas surgir: intestino preso, memória ruim, dor de cabeça, aumento do cortisol, insulina e consequentemente aumento da retenção hídrica, perda de músculos e cabelos, unhas enfraquecidas ou quebradiças, além de dores articulares pelo excesso de peso, resultantes do acúmulo de gordura, etc.

O fato é que todo problema vem de uma causa. Se você parar para analisar a fundo irá identificar que se hoje você não se dedicar à saúde, no futuro, deverá se dedicar a cuidar de sua doença.

O caminho para a mudança é simples, não é necessário passar por horas fazendo atividade física nem ter uma vida de privação alimentar. Com três dicas abaixo, você poderá reverter o quadro e recuperar sua saúde e qualidade de vida:

1. Faça uma lista de pelo menos cinco coisas que tragam alegria, felicidade e conforto, mas que não estejam relacionadas à comida. Assim, poderá fazer escolhas melhores em momentos que estiver propenso a comer para recompensar suas emoções.

2. Experimente se organizar e ir ao trabalho a pé se possível, ou descer um ponto antes, ou mesmo subir as escadas ao invés do elevador. Essa é primeira forma de incluir exercício físico em sua rotina. Nos finais de semana, procure por momentos e situações que lhe proporcione movimento ao ar livre.

3. Na hora de alimentar-se, faça sempre a pergunta a si: “esse alimento me trará a energia necessária para que eu possa desenvolver minhas atividades ou estou consumindo ele como válvula de escape? Pergunte-se também se tem ou não um planejamento para melhor alimentação.

Não podemos assumir diagnósticos e medicamentos como únicas soluções quando, na realidade, tudo é uma questão de causa e consequência. Quando desenvolvemos o hábito de fazer perguntas mais inteligentes, passamos a entender o motivo e automaticamente a encontrar a saída para reverter essa situação. Desenvolva a habilidade de ser curioso, sua saúde a longo prazo irá lhe agradecer.

Fabiana Pedroso é Personal e coach de emagrecimento.

SIGA-NOS NO Google News