Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/01/2008 14:44

Dicas para prevenir a proliferação do aedes aegypti

Além de participar de forma intensiva da campanha “Troque com a Gente”, a população corumbaense deve tomar certos cuidados para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue e também um dos responsáveis pela febre amarela.

As dicas são: cobrir qualquer local em que haja água acumulada, como caixas de água e tonéis; não guardar pneus em áreas abertas, guardar as garrafas de cabeça para baixo; manter os pratos em vasos de plantas sem água ou com um pouco de areia, e esfregar, com bucha, recipientes que tenham plantas aquáticas.

Os sintomas

A partir da picada do mosquito infectado, o período de incubação da doença, sem sintomas, é de 7 a 10 dias. Os primeiros sinais são febre, dor de cabeça e incômodo nos olhos. Na seqüência, surgem vermelhidão e coceira pelo corpo.

O vírus

Existem quatro sorotipos diferentes do vírus. No Brasil, estão em circulação os sorotipos 1, 2 e 3. Quem já contraiu um sorotipo não se infecta novamente pelo mesmo, mas ainda está susceptível aos outros.

A dengue é mais grave quando uma pessoa que já contraiu anteriormente um sorotipo apresenta a doença pela segunda vez por um sorotipo diferente, que pode evoluir para a dengue hemorrágica.

Neste caso, há possibilidade de haver manifestações hemorrágicas, como pequenas manchas avermelhadas por todo o corpo, hematomas e queda da pressão arterial, aumentando a gravidade da doença. Quando isto ocorrer, deve-se, imediatamente, procurar atendimento médico.

O sorotipo quatro do vírus ainda não foi detectado no Brasil, mas está presente em vários países vizinhos, como Venezuela, Peru e Guiana Francesa.

Identificando o mosquito

Com o início do verão, chegam as chuvas e o calor, condições ideais para o mosquito transmissor da dengue se reproduzir. Nesse período, que vai até maio, ocorrem cerca de 80% dos casos da doença. A melhor forma de se proteger contra a dengue é eliminando os criadouros do aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Ainda assim, é importante que a população saiba reconhecer o mosquito, caso entre em contato com ele em algum momento.

O coordenador do Programa Nacional do Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, cita algumas particularidades do aedes aegypti que o diferenciam de outros insetos.

Segundo ele, uma das características principais é que ele apresenta manchas brancas nas patas. “Ele é conhecido inclusive em alguns países como o mosquito das patas brancas. Essa é a principal característica visual que ajuda qualquer cidadão a identificar o mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti”.

Além das patas brancas, outra característica do aedes aegypti é possuir hábitos diurnos. Dificilmente ele pica as pessoas durante a noite. E, normalmente, o mosquito prefere as pernas e os pés.



Ministério da Saúde

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)