Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dicas para evitar acidentes com brinquedos

ONG Criança Segura - 26 de maio de 2017 - 09:00

Dia das Crianças, data na qual a criançada ganha alguns brinquedos e aproveita para se divertir muito com os amigos e familiares. Entretanto, é preciso que os responsáveis estejam sempre atentos para prevenir possíveis acidentes que podem acontecer durante o uso desses brinquedos, como cortes, arranhões e até mesmo sufocação ou estrangulamento. Para evitar que algo sério aconteça, a Criança Segura preparou algumas dicas que irão te ajudar a evitar acidentes. Confira:

Participe da brincadeira junto com as criançasA supervisão de um adulto é um fator importante para garantir a segurança das crianças enquanto brincam. Mas, e se ao invés de apenas observar de longe você se envolver e brincar junto? Dessa forma, além de ficar de olho em qualquer possível risco, você também irá passar um tempo de qualidade com a criança, conhecendo mais sobre ela e compartilhando lições e carinho. Com certeza será uma experiência marcante.

Confira se o brinquedo possui o selo do InmetroQuando um produto possui o selo do Inmetro isso significa que esse objeto foi fabricado seguindo todas as normas de segurança necessárias para evitar acidentes. Sendo assim, sempre verifique se o brinquedo escolhido para a criança possuiu esse selo, pois isso pode ser determinante para evitar que os pequenos se machuquem gravemente ao brincarem. Evite comprar brinquedos de procedência duvidosa ou que não possuem essa certificação.

Considere a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança ao escolher um brinquedoAntes de escolher um brinquedo para dar para uma criança, verifique a faixa etária para qual o brinquedo é recomendado. Essa simples atitude pode evitar que muitos acidentes graves aconteçam. Além disso, atente-se também ao nível de habilidade da criança e seus interesses. Dessa forma, você fará escolhas mais seguras e que agradem mais aos pequenos.

Inspecione regularmente os brinquedos das criançasVerifique regularmente os brinquedos das crianças para ver se eles possuem algum dano que pode causar acidentes durante a brincadeira, como partes pequenas que estejam se soltando ou pedaços quebrados pontiagudos. Caso encontre algum brinquedo nesse estado, conserte-o imediatamente ou mantenha-o fora do alcance da criança até que ele esteja apto para ser utilizado novamente.

Ensine as crianças a guardarem os brinquedos depois de usaremBom, depois de brincar muito, chega a hora de arrumar a bagunça. Ensine as crianças desde pequenas a guardarem seus brinquedos, assim é possível evitar quedas e outros acidentes. Caso em sua casa tenha crianças de idades diferentes, é importante guardar os brinquedos das crianças maiores separados dos das crianças menores.

É importante lembrarmos aos responsáveis por crianças que, muitas vezes, meninos e meninas têm mais interesse por coisas que não são brinquedos, mas que estimulam sua criatividade, como, por exemplo, uma tampa de panela que se transforma em bateria ou um armário vazio que vira uma cabana. Por isso, fique atento aos interesses das crianças. É muito positivo que elas exercitem sua criatividade, mas os adultos devem estar atentos para analisar se esses outros objetos são seguros e não representam risco de acidente.

SIGA-NOS NO Google News