Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dicas para conseguir o emprego dos sonhos

Vagas.com.br - 21 de setembro de 2015 - 16:00

Para muitos, procurar o emprego dos sonhos pode ser um pesadelo. Afinal, a procura pode durar meses, anos. Algumas atitudes simples podem reduzir essa angústia e tornar a procura mais assertiva. Abaixo, há quatro delas:

Encare a busca por emprego como um emprego

Quem está desempregado não precisa — e não deve — necessariamente ficar ocioso, de pernas para o ar. Pelo contrário: é muito mais produtivo encarar a busca por uma oportunidade como um trabalho propriamente dito, com expediente, compromissos e reuniões. Por “expediente”, me refiro ao tempo dedicado a procurar e selecionar vagas; “compromissos” são todos os afazeres que envolvem a candidatura, como preparar currículo e carta de apresentação; “reuniões” são os contatos com colegas — o seu network — para saber como está o mercado. Separe umas horas do dia para fazer pesquisas de vagas, aprontar documentos e falar com pessoas.

Não desconsidere o trabalho temporário ou o frila

Quando se procura emprego, bate o desespero — totalmente justificável — de ficar sem grana. É nessa hora que um trabalho temporário ou um frila vem a calhar. Para se manter financeiramente enquanto está em busca da vaga dos sonhos, vale a pena encarar o trabalho em uma loja no mês que antecede o período do Natal, por exemplo. Ou então lançar mão de suas habilidades para fazer um trabalho aqui e outro ali. Isso trará, além de um certo dinheiro, tranquilidade para se procurar por uma oportunidade de trabalho.

Reavalie seu currículo a cada nova vaga

É comum o candidato fazer um único currículo e dispará-lo para as mais variadas vagas. Pode funcionar, sobretudo quando as vagas em questão são similares. A recomendação, contudo, é que o currículo seja revisto de acordo com os requisitos da empresa para onde ele será enviado. Imagine esta situação:

Você fez seu currículo e mandou para uma vaga aberta na empresa X. Algum tempo depois, recebeu uma resposta negativa: não foi aceito para a entrevista. Em seguida, descobre que a empresa Y tem uma oportunidade aberta. Você deseja se candidatar.

Agora faça a si mesmo esta pergunta:

“Vou usar o mesmo currículo — que já foi negado pela empresa X — ou, antes de tudo, devo rever se ele bate com o que a empresa Y pede, enfatizando os pontos que se encaixam com o descritivo da vaga?”

Reavaliar o currículo para fazê-lo encaixar na nova vaga é o mais coerente, não?

Ensaie a entrevista de emprego

Algumas perguntas são bastante comuns em entrevistas de emprego. Por exemplo:

“Fale um pouco de suas experiências anteriores.”
“Quais foram os maiores desafios que você enfrentou na empresa anterior?”
“Por que você deseja trabalhar nesta empresa?”
“Como você se vê profissionalmente daqui cinco anos?”
“Qual foi o motivo do desligamento da empresa anterior?”
Se são questões tão comuns, não há motivo para você não ter as respostas na ponta da língua, certo? Então vale a pena se debruçar sobre elas e já pensar nas respostas. Só não vale mentir!

SIGA-NOS NO Google News