Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dicas para as primeiras idas ao pediatra

BabyCenter - 05 de maio de 2016 - 09:00

Sacola completa

As primeiras idas ao pediatra com o bebê acabam sendo um projeto e tanto para mamães de primeira viagem. Preparamos a seguir um guia com algumas dicas de logística para ajudar você a enfrentar, da maneira mais preparada possível, estas que provavelmente serão também as primeiras saídas com seu filho.

Para começar: prepare uma sacola bem completa, com fraldas, lencinhos/algodão, troca de roupa, manta e um lanchinho para você.

Caso o bebê tome fórmula de leite, leve também um potinho com o pó e a mamadeira com água filtrada separados e não misturados.

As dúvidas
Nos dias anteriores à consulta, pense em quais são suas dúvidas e incertezas do dia a dia com o bebê e escreva-as para levar e esclarecer com o médico.

Pegue documentos
É comum que o pediatra peça para ver todos os exames que foram feitos no hospital logo que o bebê nasceu, assim como a carteira de vacinação. Não esqueça também da carteira do plano médico, se você tiver seguro particular.

No caso de atendimento em hospital público, é melhor telefonar antes e se informar se precisa também de outros documentos, como certidão de nascimento do bebê.

Olho no relógio
Esqueça se você era do tipo de pessoa que se aprontava em 10 minutos. Agora com o bebê tudo é bem mais demorado.

Pode sempre contar com uma mamada ou um cocô de última hora. Comece a arrumar as coisas com tempo e se dê tempo também para chegar ao consultório com calma.

Faça perguntas
Lembra das perguntas que anotou? Então não esqueça de fazê-las, assim como quaisquer outras que apareçam na hora.

Não tenha vergonha de esclarecer dúvidas ou soar burra: os médicos já ouviram de tudo nessa vida e é obrigação profissional deles informar você da melhor maneira possível.

Anote recomendações
Não tenha vergonha de anotar o que o médico falar durante a consulta e você achar importante para colocar em prática depois com o bebê em casa.

Sim, ele dará receitas e algumas recomendações por escrito por conta própria, mas, muitas vezes, fica difícil lembrar nas semanas seguintes todos os detalhes da consulta.

Plantão noturno
Procure entender direitinho como poderá entrar em contato depois do horário do expediente. Alguns pediatras particulares dão seus próprios números de celular, mas isso certamente não é regra dos médicos de convênio ou dos públicos.

Nestes casos, informe-se bem sobre com quem falar ou que serviço procurar em situação de urgência com o bebê.

Próxima consulta
Já deixe a próxima consulta do bebê agendada antes de sair do consultório, assim é uma coisa a menos para você lembrar depois. Só não esqueça de anotar em algum lugar a data.

Lave mãos

Salas de espera e consultórios médicos são território propício para a proliferação de germes, então lave bem suas mãos com água e sabão antes de sair.

O ideal é limpar também as mãozinhas do bebê, nem que seja com álcool gel.

SIGA-NOS NO Google News