Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dicas do MEC na hora de fazer a matrícula do vestibular

Perfil News - 11 de novembro de 2004 - 14:32

A fase do vestibular é uma fase difícil na vida da maioria dos jovens. Ansiedade, incerteza e uma grande expectativa. Afinal, é o primeiro passo consciente em direção ao resto de nossas vidas. Uma decisão importante e complicada, principalmente para as cabeças cheias de dúvidas dos adolescentes. Mas não há como escapar dessa escolha. O grande alívio só vem quando finalmente encontramos o nosso nomes na lista dos aprovados. Bem vindo à vida de gente grande! Agora é hora de prestar atenção em todos os detalhes e ficar de olho na hora de fazer a matrícula.

A contagiante alegria desse momento não pode mascarar e acabar nos fazendo bobear nessa hora.Existem alguns pontos importantes que se não tomarmos cuidado podemos ter grandes problemas no futuro. Então, preste bem atenção nessas dicas.

Primeira coisa a fazer antes de efetuar a sua matrícula é conferir se seu curso é reconhecido pelo MEC. Toda instituição de educação, exceto universidades e centros universitários, que têm autonomia para tanto, precisa de autorizapção do Ministério da Educação para abrir processo seletivo e matricular novos alunos. Cursos novos precisam ser reconhecidos pelo MEC para que a faculdade possa conferir diplomas. Portanto, verifique, antes de efetuar sua matrícula, se o curso que lhe interessa já é ou está em fase de reconhecimento junto ao ministério.

Caso o curso ainda não seja reconhecido, pense bem. Você deve ponderar se vale a pena iniciar os estudos, pois o processo de reconhecimento é demorado e a autorização pode ser negada ou não chegar a tempo de sua formatura. E aí ? Aí você sairá da faculdade com um certificado que não tem nenhum valor.

E atenção, se essa já for a sua situação, saiba que o aluno que, ao fim de seu curso, constatar que seu certificado não tem valor pode mover uma ação de indenização contra a faculdade, pleiteando tanto a devolução do dinheiro gasto quanto reparação por danos morais.

Para obter essas informações visite o site do MEC (www.mec.org.br). Caso deseje consultar cursos de mestrado e doutorado procure as informações no site da Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (www.capes.gov.br).

Além do reconhecimento do Ministério da Educação, outra coisa é muito relevante. Procure saber se o curso e a faculdade são bem aceitos no mercado de trabalho. Tanto investimento não pode ser desperdiçado em uma instituição desconsiderada.

Caso você tenha optado por fazer um curso seqüencial: cuidado redobrado. Além das dicas anteriores, confira se ele tem validade para concursos públicos e avalie com cuidado se essa é uma opção vantajosa, pois o curso seqüencial não dá direito a diploma, somente a um certificado atestando o conhecimento em determindado campo. Portanto, o certificado não permite o ingresso em cursos de pós-graduação Stricto Sensu.

Boa sorte e fique sempre de olhos abertos para não permitir que seus direitos de estudante sejam lesados!




Fonte: Jornal da Tarde, MEC

SIGA-NOS NO Google News