Cassilândia, Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

11/11/2004 14:32

Dicas do MEC na hora de fazer a matrícula do vestibular

Perfil News

A fase do vestibular é uma fase difícil na vida da maioria dos jovens. Ansiedade, incerteza e uma grande expectativa. Afinal, é o primeiro passo consciente em direção ao resto de nossas vidas. Uma decisão importante e complicada, principalmente para as cabeças cheias de dúvidas dos adolescentes. Mas não há como escapar dessa escolha. O grande alívio só vem quando finalmente encontramos o nosso nomes na lista dos aprovados. Bem vindo à vida de gente grande! Agora é hora de prestar atenção em todos os detalhes e ficar de olho na hora de fazer a matrícula.

A contagiante alegria desse momento não pode mascarar e acabar nos fazendo bobear nessa hora.Existem alguns pontos importantes que se não tomarmos cuidado podemos ter grandes problemas no futuro. Então, preste bem atenção nessas dicas.

Primeira coisa a fazer antes de efetuar a sua matrícula é conferir se seu curso é reconhecido pelo MEC. Toda instituição de educação, exceto universidades e centros universitários, que têm autonomia para tanto, precisa de autorizapção do Ministério da Educação para abrir processo seletivo e matricular novos alunos. Cursos novos precisam ser reconhecidos pelo MEC para que a faculdade possa conferir diplomas. Portanto, verifique, antes de efetuar sua matrícula, se o curso que lhe interessa já é ou está em fase de reconhecimento junto ao ministério.

Caso o curso ainda não seja reconhecido, pense bem. Você deve ponderar se vale a pena iniciar os estudos, pois o processo de reconhecimento é demorado e a autorização pode ser negada ou não chegar a tempo de sua formatura. E aí ? Aí você sairá da faculdade com um certificado que não tem nenhum valor.

E atenção, se essa já for a sua situação, saiba que o aluno que, ao fim de seu curso, constatar que seu certificado não tem valor pode mover uma ação de indenização contra a faculdade, pleiteando tanto a devolução do dinheiro gasto quanto reparação por danos morais.

Para obter essas informações visite o site do MEC (www.mec.org.br). Caso deseje consultar cursos de mestrado e doutorado procure as informações no site da Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (www.capes.gov.br).

Além do reconhecimento do Ministério da Educação, outra coisa é muito relevante. Procure saber se o curso e a faculdade são bem aceitos no mercado de trabalho. Tanto investimento não pode ser desperdiçado em uma instituição desconsiderada.

Caso você tenha optado por fazer um curso seqüencial: cuidado redobrado. Além das dicas anteriores, confira se ele tem validade para concursos públicos e avalie com cuidado se essa é uma opção vantajosa, pois o curso seqüencial não dá direito a diploma, somente a um certificado atestando o conhecimento em determindado campo. Portanto, o certificado não permite o ingresso em cursos de pós-graduação Stricto Sensu.

Boa sorte e fique sempre de olhos abertos para não permitir que seus direitos de estudante sejam lesados!




Fonte: Jornal da Tarde, MEC

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Outubro de 2017
Segunda, 16 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 15 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 14 de Outubro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)