Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dicas diante de tormentas e raios como se prevenir.

25 de janeiro de 2007 - 16:50

Diante da ocorrência de tormentas ou tempestades isoladas na sua região, algumas recomendações podem ser seguidas para evitar prejuízos causados pelas descargas elétricas.

Como você e a sua família podem se preparar:
DIANTE DE TEMPESTADES E RAIOS
Antes que os raios comecem a cair, não deixe de observar o céu. Repare se ele se escurece e se há relâmpagos. Veja ainda se há ventos fortes e repare se esta trovejando.
Se você consegue ouvir os trovões, você está suficientemente próximo da tempestade de forma que pode ser atingido por um raio. Dirija-se imediatamente para um lugar seguro.
Busque refúgio dentro de edifícios ou dentro de um automóvel, mantendo as janelas fechadas.
As linhas de telefone e as .... podem conduzir eletricidade. Desligue os eletrodomésticos da tomada. A sobrecarga de energia devido a um raio pode danifica-los. Evite usar o telefone e os eletrodométicos. Manter as luzes acesas, não aumenta o risco de sua casa ser atingida por um raio.
Evite tomar banho, ducha ou usar água corrente para qualquer propósito.
Feche as cortinas, persianas das janelas da sua casa. Se por casualidade os vidros se quebrarem devido a algum objeto lançado contra a janela durante a tempestade, as cortinas e persianas protejerão que os destroços atinjam diretamente o cômodo.
Se você se encontra em um bosque, tente refugiar-se ebaixo das árvores mais baixas. As árvores mais altas atraem mais os raios.
Se estiver navegando ou nadando, dirija-se imediatamente para terra firme e busque refúgio.
Não estenda nem regire roupas dos varais exteriores, principalmente se forem de arame.
Não trabalhe nem se aproxime de cercas ou alambrados, linhas telefônicas ou elétricas ou ainda estruturas de aço.
Não use objetos metálicos, principalmente os pintuagudos.
Se estiver trabalha no campo ou construções com máquinas, pare imediatamente e se afaste do equipamento.
Se você se encontra em campo aberto e não há nenhum abrigo por perto, a melhor forma de se protejer dos raios é permanecer nas baixadas. Evite o topo das serras e colinas.
Depois que a tempestade passou, mantenha-se longe das áreas atingidas pela tormenta.
Uma pessoa que foi atingida por um raio, nao mantém a carga elétrica em seu corpo e poderá ser assitida sem risco. Tente pedir ajuda, se não souber lidar com o caso.
A pessoa atingida por raio pode conter queimaduras em todo o corpo por onde o raio passou e se descarregou. Um raio também pode causar danos ao sistema nervoso, fraturar ossos e perda de audição ou visão na pessoa atingida.
Administre os primeiros auxílios. Se a pessoa não respira, inicie a respiração de salvamento. Se o coração parou de bater, deverá ser administrado a reanimação cardio-pulmonar (RCP).
Se a pessoa respira, observe e cuide de outras possíveis lesões até que a ajuda especializada chegue.


Fonte: infotempo

SIGA-NOS NO Google News