Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: dicas de treinos para emagrecer

Mundo Fitness

Natue - 08 de novembro de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: dicas de treinos para emagrecer

Oi, Gente, tudo bem? O post de hoje, possivelmente, é um dos mais esperados do Projeto Natue Verão 15’, praticamente o último “tiro de misericórdia”. Vamos dar algumas dicas de treino para perder as benditas gordurinhas localizadas e deixá-las de vez no passado, junto com ano corrente, que logo vai chegar ao fim! Mas antes, vamos falar um pouco sobre os efeitos dos exercícios aeróbicos e da musculação para o emagrecimento. Confira!

aeróbico ou musculação, qual é o melhor para emagrecer?

Quando falamos em emagrecimento e queima calórica, os exercícios aeróbicos, como corrida, bike e as “infinitas” aulas de ginástica (jump, step, spinning, etc) são sempre a primeira opção, não é mesmo? Com razão, pois essas atividades têm como principal fonte de energia as gorduras do nosso corpo e são capazes de incinerar mais de 500 kcal em um treino intenso de 45 minutos. Além disso, segundo o educador físico Guilherme Lacerda, palestrante e personal trainer da rede de Academias Runner, o treinamento aeróbico também possui um efeito chamado Epoc (efeito pós-exercício-aeróbico-crônico), que pode manter nosso metabolismo acelerado até 24 horas após o exercício, ou mais, se o praticarmos todos os dias. “Se em menos de 24 horas, você repete a dose, o organismo entra em um ciclo de “Over Epoc”,ou seja, um ciclo de aceleração metabólica constante, por conta do exercício aeróbico, e você emagrece muito mais rapidamente”, explica.

Ao contrário dos exercícios aeróbicos, a musculação tem como principal fonte de energia o glicogênio (carboidrato estocado em nossos músculos), o que provoca um gasto energético menor, de, no máximo, 350 kcal para mulheres e 400 kcal para homens em um treino intenso. Mas, por sua vez, o ganho de massa magra também acelera o metabolismo, principalmente aquele conhecido como “metabolismo basal”, que corresponde à nossa capacidade de gastar calorias em repouso, uma vez que os músculos demandam energia para serem mantidos. “Se você aumenta sua massa, você aumenta esse custo diário e seu metabolismo fica mais acelerado e seus gastos calóricos mais altos”, confirma Gulherme. Além disso, é a musculação que garante aquele corpo torneado e “durinho” que tanto almejamos.

Uma vez que tanto os exercícios aeróbicos quanto os musculares contribuem para o emagrecimento e um corpo sarado, pedimos ao Guilherme para dar dicas de treinamentos que misturam as duas modalidades. Veja abaixo com qual você mais se identifica!

treinamento em circuito

Consiste na realização de exercícios aeróbicos ou de força em circuito, por estações, número de repetições ou por tempo. Mantém a frequência cardíaca elevada durante todo o tempo, aumentando, automaticamente, o gasto calórico. Além disso, aumenta a vascularização e oxigenação muscular, o que acelera a remoção do lactato muscular, responsável pela sensação de fadiga, e fornece nutrientes para a musculatura durante a atividade.

treinamento muscular com pausa ativa

É um treino de musculação com exercícios aeróbicos inseridos no lugar do intervalo. Também mantém a frequência cardíaca estável, causando os mesmos efeitos do circuito, mas exige o o ajuste da intensidade do exercício aeróbico, para que ele não interfira na eficiência do treino de força. Normalmente, deve ser feito com exercícios de musculação até 70% da força máxima.

cross fit

É uma aula com elementos da musculação, misturados com o treinamento funcional, que aposta na queima calórica do treinamento explosivo, ou de potência, que baseia-se na execução com alta velocidade e intensidade. Como utiliza, predominantemente, exercícios generalizados, ou seja, que trabalham membros inferiores e superiores simultaneamente, envolve grande massa muscular, então, naturalmente, provoca alto gasto calórico.

SIGA-NOS NO Google News