Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018

Últimas Notícias

14/02/2018 13:20

Dicas de como correr mais rápido e com menos impacto

Ativo.com

O best-seller Nascido para Correr, do jornalista americano Christopher McDougall, criou uma onda de adeptos da corrida natural. Pesquisas realizadas após o lançamento do livro têm comprovado que a técnica de corrida utilizada pelos nativos mexicanos estudados – que correm descalços ou com sandálias baixas e, por isso, pisam com o meio dos pés – diminui consideravelmente o impacto e, consequentemente, o risco de lesões.
Segundo o barreirista e técnico de atletismo Júnior Radtke, de Santa Catarina, a passada realizada com o meio e a parte da frente do pé faz com que o tempo de contato com o solo seja menor.
“Quanto menor o tempo de contato com o piso, mais eficiente e rápida será a corrida”, explica o técnico, que dá algumas dicas de como correr mais rápido e com menos impacto adaptando a pisada a essa técnica.

Corra descalço
Para aprender a aterrissar com o meio dos pés o melhor é correr descalço. A falta de amortecimento obrigará a correr corretamente, evitando o impacto excessivo nos calcanhares. Para isso, é importante seguir alguns cuidados:
– Comece aos poucos, com 200 a 400 metros na grama ao final de cada treino;
– Aumente gradualmente até chegar a 1 km – esse exercício fortalecerá as solas dos pés, tornando-os aptos a suportar distâncias mais longas;
– Se tiver pés muito sensíveis, faça a adaptação usando os chamados tênis minimalistas – procure modelos com pouco amortecimento, solado flexível e desnível entre o calcanhar e os dedos (drop) menor que 4 mm.

Corrija a postura e encurte suas passadas
– Mantenha o tronco ereto, levemente inclinado para a frente, e o quadril alto e estável – como se estivesse sendo puxado para cima por fios imaginários. Correr “sentado” (o que é bastante comum depois de pedalar) induz o corredor a aterrissar com o pé muito à frente do corpo e, consequentemente, a pisar com o calcanhar;
– Encurtar suas passadas e aumentar a cadência da corrida também tornarão mais fácil a manutenção da postura adequada, principalmente quando estiver correndo com as pernas fadigadas, após o pedal;
– Corredores que pisam com os calcanhares costumam realizar em torno de 60 ciclos de passadas por minuto, enquanto o ideal é próximo de 90 ppm (passadas por minuto, com cada perna). Para ajudar nesta tarefa, baixe algumas músicas para o seu MP3 player que tenham em torno de 180 bpm (batidas por minuto) e divirta-se fazendo um fartlek ao ritmo das músicas.

Pule corda e corra no lugar
– Exercícios simples, como pular corda ou correr no lugar, ensinarão a não aterrissar com os calcanhares, pois os pés tocarão o chão imediatamente embaixo do centro de gravidade do corpo;
– Quanto mais rápido o movimento, me- lhor será a adaptação dos arcos dos pés – eles funcionarão como molas, recebendo o impacto do pouso e devolvendo-o na forma de impulso para sua corrida.

Por Ana Lídia Borba

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Agosto de 2018
Domingo, 19 de Agosto de 2018
09:00
Santo do dia
Sábado, 18 de Agosto de 2018
09:00
Santo do dia
Sexta, 17 de Agosto de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)